Florestan Fernandes 100 anos

No dia 22 de julho de 2020, o sociólogo Florestan Fernandes completaria 100 anos. Como parte das comemorações realizadas em torno do seu centenário, o Centro Sérgio Buarque de Holanda – Centro de Documentação e Memória da Fundação Perseu Abramo -, organizou algumas atividades a fim de aproximar esse importante intelectual das novas gerações, além de revisitar a sua obra e atuação política.

As atividades organizadas para este mês de julho e início de agosto compreendem um ciclo de debates, o lançamento do e-book “Florestan Fernandes: 100 anos de um pensador brasileiro”, organizado pelos historiadores e professores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Edilene Toledo e Jaime Rodrigues, e esta exposição virtual, que reúne documentos históricos referentes à atuação política de Florestan Fernandes, disponíveis nos acervos digitalizados do CSBH e da TV dos Trabalhadores (TVT).

Foram selecionados para esta exposição 40 documentos, que se relacionam com a atuação política de Florestan Fernandes. Essa documentação, produzida entre os anos de 1979 e 1995, registra importantes momentos de sua atuação política e militante, seu compromisso com os movimentos sociais e também com o Partido dos Trabalhadores (PT), partido pelo qual foi eleito deputado federal por dois mandatos (1987-1990 e 1991-1994).

A exposição compõe-se de fotografias, cartazes, publicações em jornais e revistas e vídeos. Contém, além desta apresentação, uma exposição de documentos históricos referentes a trajetória política de Florestan Fernandes, uma lista de bibliografias produzidas por Florestan Fernandes e obras publicadas pela Editora FPA, disponíveis para download, e uma relação de vídeos relativos aos debates realizados em comemoração ao seu centenário.

O conjunto de documentos sobre Florestan Fernandes, aqui publicizados pelo CSBH – sob a sua guarda e da TVT -, busca contribuir com a qualificação da pesquisa e melhor compreensão da atuação desse importante intelectual brasileiro, na esfera político-partidária.

Finalmente, para uma pesquisa mais aprofundada sobre este grande intelectual brasileiro, recomendamos que seja realizada uma consulta ao Fundo Florestan Fernandes (FFF), localizado na Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo da Universidade Federal de São Carlos (UMMA/UFSCAR). De acordo com as informações técnicas disponibilizadas pelo UMMA em seu site, esse acervo é composto por fichas manuscritas das pesquisas acadêmicas do sociólogo, correspondências, recortes de jornais, cadernos, cadernetas, fotografias, cartazes, panfletos de campanha eleitoral, entre outros. Este fundo está subdividido em 6 séries, Vida Pessoal, Vida Acadêmica, Vida Política, Produção Intelectual, Produção Intelectual de Terceiros e Homenagens Póstumas, e sua organização segue as orientações do Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos (CPBA), a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) e a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Para maiores informações, inclusive para consulta, entre em: https://www.bco.ufscar.br/acervos/fundo-florestan-fernandes

Boa navegação!

 

Navegue pela exposição:

 

 

 

 

`