Documento aborda questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida de pessoas que sofreram discriminação

Ano 4 – nº 266 – 22 de janeiro de 2016

Mundo do trabalho: direitos de pessoas LGBT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançaram nova edição de cartilha com orientações para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho. O documento aborda questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida de pessoas que sofreram discriminação e oferece diretrizes para a promoção dos direitos de pessoas LGBT no meio profissional.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a homo-lesbo-transfobia limita direitos e liberdades, inclusive no mercado de trabalho. No Brasil, levantamentos apontam que a discriminação no trabalho contra a população LGBT é um problema grave. Pesquisa “Demitindo preconceitos: por que as empresas precisam sair do armário” mostra algumas das dificuldades da população LGBT no mundo do trabalho no Brasil.

Campanhas têm sido realizadas no país para a promoção dos direitos da população LGBT. No entanto, apesar da gravidade do problema, seguem os esforços de determinados grupos políticos e religiosos para barrar legislações específicas contra essa discriminação.

Para ler mais:

Promoção dos Direitos Humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho
leia mais

Mercado de trabalho brasileiro ainda é hostil à população LGBT
leia mais

40% dos profissionais LGBT já sofreram discriminação no trabalho, diz estudo
leia mais

Evento debate promoção dos direitos das pessoas LGBT no trabalho e combate à discriminação
leia mais

Demitindo preconceitos: por que as empresas precisam sair do armário
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 

 

`