Estudo da Unicef mostra a vulnerabilidade de crianças e adolescentes à violência sexual
Ano 3 – nº 202 – 12 de agosto de 2015
Violência sexual na infância e adolescência: estatísticas para o mundo e o Brasil
Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra a vulnerabilidade de crianças e adolescentes à violência sexual, estando ligada ou não à exploração/escravidão sexual.
Segundo o estudo, aproximadamente 120 milhões de garotas no mundo (um pouco mais do que uma em cada dez) sofreu estupro ou outros tipos de atos sexuais forçados em algum ponto da vida. Um dos limites do estudo, no entanto, é a subnotificação dos casos de violência sexual sofridas por crianças e adolescentes.
As estatísticas mostram também que um dos locais com mais altas taxas é a África Subsaariana e que garotos também estão expostos a esse tipo de violência, mas em menor escala do que entre as garotas.
Quanto ao Brasil, o estudo traz dados da pesquisa de 2005 sobre violência sexual (definida como ser fisicamente forçado a ter relação sexual, ter relações sexuais contra a sua vontade por medo do que o parceiro faria ou ser forçado a fazer algo degradante ou humilhante) entre adolescentes de 16 a 19 anos. O estudo encontrou que 3% dos garotos e 5% das garotas declaravam ter sofrido violência sexual.
Para ler mais:
Hidden in plain sight: A statistical analysis of violence against children leia mais
Boletim de política social 137 – Violência contra a mulher: balanço do “Ligue 180” em 2014 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.