Ato suprapartidário também teve como finalidade chamar a atenção para a defesa da democracia e do respeito às instituições democráticas

Um esforço coletivo une parlamentares, centrais de trabalhadores, autoridades do governo e petroleiros na defesa do pré-sal e do regime de partilha na exploração do petróleo brasileiro. O grupo iniciou no dia 7 de julho uma ofensiva contra o projeto de lei do senador José Serra (PSDB), por considerar que a defesa de sua tramitação se baseia em “mentiras”.

Será realizado, no dia 14 de julho, ato “Em defesa da Petrobras e da Democracia”, às 11h, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com a presença de parlamentares, movimentos sociais, representantes das entidades democráticas, sindicatos e centrais sindicais, de moradia, saúde, educação e transporte, entidades estudantis, personalidades, intelectuais e organizações de direitos humanos, representantes de partidos e organizações políticas.

O evento faz parte de uma campanha em defesa do pré-sal, do regime de partilha na exploração do petróleo e, ainda, para protestar contra o projeto de Lei do senador José Serra (PSDB), que tramita no Senado, que busca revogar a participação obrigatória da Petrobras como única operadora no Pré-sal, onde hoje ela participa com 30% dos investimentos.

O ato suprapartidário também tem como finalidade chamar a atenção da sociedade para a defesa da democracia, do respeito às instituições democráticas e ao resultado das urnas. A manifestação tem o intuito de denunciar, ainda, as tentativas golpistas contra a presidente Dilma Rousseff e condenar o afloramento da mentalidade antipolítica e antidemocrática no País.
 
PL 131
Esperada para esta semana, a votação do projeto de lei 131/2015 foi adiada por tempo indeterminado por força de medidas provisórias que trancam a pauta do Senado.

Para o senador Lindberg Farias (PT-RJ), essa pausa na votação é indispensável à construção de uma resistência responsável, que consiga desqualificar os argumentos contrários à realidade da Lei da Partilha.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou no dia 3 de julho da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Lula declarou que “se alguém roubou a Petrobras, que pague pelo roubo, mas que os trabalhadores não sejam punidos”. A Plenária aconteceu na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST em Guararema (SP). “A luta da defesa da Petrobras não é só dos petroleiros. É de quem tem responsabilidade com a soberania desse país”, completou.

“Se quiserem um brasileiro com orgulho da Petrobras, estou aqui”, disse Lula, e sobre a abordagem da imprensa às questões da estatal, afirmou: “a Petrobras não é corrupção. É muito mais que isso. O Brasil não é só miséria como querem mostrar. Não queremos que não mostrem as coisas ruins, mas queremos que mostrem a verdade”.

No dia 5 de julho, foi aprovado por unanimidade pela Plenária Nacional da FUP um amplo calendário de lutas em defesa da Petrobras e do pré-sal. “A prioridade da categoria petroleira agora é lutar contra o PLS 131 do Serra, que quer entregar o pré-sal às multinacionais, e barrar o plano de desinvestimentos anunciado pela empresa”, afirmou o coordenador da FUP, José Maria Rangel.

A FUP não aceita que sejam feitas mudanças na Lei de Partilha. A empresa expandiu exponencialmente sua taxa de investimentos, nos últimos anos, e reassumiu seu papel de integração da cadeia de energia, ampliou sua atuação em novos setores de energia sustentável, assumiu uma posição relevante com a realização de investimentos em vários mercados internacionais e se tornou, nos últimos anos, o maior símbolo global de sucesso tecnológico e de inovação com a descoberta do pré-sal. “Todas as empresas estão de olho no nosso petróleo, no pré-sal. Não podemos aceitar esse descaso com o nosso patrimônio. É preciso que os gestores e o governo tomem uma posição mais firme na defesa da Petrobras. Não pode haver pouco caso em relação a uma questão tão importante não só para os petroleiros como para o povo brasileiro”, diz José Maria.

No dia  7 de julho, a FUP e seus sindicatos voltaram a se manifestar nos principais aeroportos do país para pressionar os parlamentares que estiverem embarcando para Brasília sobre a importância de manter a Petrobras como operadora única do pré-sal. O objetivo é evitar a votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015, de autoria de José Serra (PSDB-SP),que propõe mudanças no regime de partilha, para retirar da estatal sua função de operadora única do pré-sal, bem como a garantia legal de que tenha participação em pelo menos 30% dos blocos de petróleo localizados nesta região exploratória.

A Fundação Perseu Abramo já divulgou dias atrás a primeira AgênciaFPA Especial sobre a Petrobras, com matérias produzidas pelas equipes de comunicação da Liderança do PT na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e também com colaboração da Agência PT de notícias. A Agência também disponibilizou artigos de opinião, além de áudios e vídeos sobre o tema.

Por Agência FPA, com colaboração da Agência PT e equipe de comunicação da Liderança do PT na Câmara ( www.ptnacamara.org.br )

Foto na FUP: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Saiba mais

 – Projetos no Senado golpeiam a Petrobras

 – Lula convoca petroleiros a preservar maior empresa do Brasil

 – Sim à partilha, por José Guimarães

 – IndustriAll envia carta aberta aos senadores brasileiros contra projeto de Serra

 – Petrobras e os interesses em jogo, por Cibele Vieira

 – Serra, Lacerda e a Petrobras, por Guilherme Boulos

`