Na região central da cidade, o local é maior e reúne loja, livraria e café em endereço próximo à antiga sede

Neste sábado (27), no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, será realizado um evento para marcar a mudança de espaço do Armazém do Campo e a reabertura de uma livraria física da editora Expressão Popular. 

Gerenciada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a nova casa fica na mesma vizinhança que a antiga, agora na Alameda Nothmann, 806, e, assim como em outras capitais, a loja segue como ponto de referência na venda de produtos orgânicos e com origem na agricultura familiar, além de reunir a militância em eventos culturais e debates políticos. 

Na programação, que está sendo fechada, de acordo com a organização, as atividades terão início com um café da manhã a partir das 9h, seguido do lançamento de uma nova edição de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, promovido pela Expressão Popular. O almoço, que já é tradicional aos sábados, será preparado por João Pedro Stédile (MST) e Carmen Silva (MSTC), na sequência um breve ato político com uma roda de samba como encerramento. 

A unidade de São Paulo, a primeira a ser inaugurada, oito anos atrás, na Alameda Eduardo Prado, ganhou um espaço maior (em funcionamento desde 27 de março) para a comercialização, não só de alimentos saudáveis, mas também de livros, com o reforço na parceria com a Expressão Popular, além de contar com um espaço de café para encontros e trabalho remoto.

O editor Miguel Yoshida, da Expressão Popular, disse em entrevista ao programa Bem Viver, do Brasil de Fato, que o início da editora foi marcado por uma demanda da militância no final dos anos 90 com o avanço do neoliberalismo e que o com o novo espaço há a expectativa de estreitar os laços com a comunidade, assim como na Rua Abolição, no Bixiga, onde a antiga era localizada. 

 Em suas redes sociais, o MST disse ter “muita reverência, amor e admiração pela construção do Armazém do Campo de São Paulo”. A nova unidade do Armazém do Campo fica na Alameda Nothmann, 806, em Campos Elíseos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h, e aos sábados, das 9h às 19h.

`