Também presente à cerimônia, em Salvador, a presidenta da República disse que não pode prescindir do partido e afirmou: “o país vai voltar a crescer”

Por volta das 21h30 de quinta-feira, dia 11, o anfitrião Rui Costa, governador da Bahia, recepcionou a militância petista presente em Salvador, abrindo assim o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. Além de centenas de delegados e delegadas do partido vindos de todo o Brasil, governadores de estado, ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, entre outros políticos e dirigentes, lotaram o auditório do Hotel Pestana, que recebeu também a presidenta da República, Dilma Rousseff.

O presidente do PT Rui Falcão fez uma breve abertura, criticando a tentativa de criminalização do partido e a falta de empenho em se investigar ilícitos envolvendo outras legendas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o seguinte a discursar e foi ovacionado. “Este ano completam-se dez anos que a imprensa começou a decretar a morte do PT. Nós estamos aqui para provar que o PT está vivo e pronto para novos debates. Machucado, sim, mas vivo.”

Fim da fome
Lula continuou: “Estamos enfrentando a mais sórdida campanha que um partido já sofreu. O que os jornalistas e seus patrões e os interesses que eles defendem não entendem é nossa relação com a base da nossa sociedade, das escolas, das ruas, das fábricas, onde lutamos juntos com o povo, para construir um país verdadeiramente democrático, mais justo”.

Segundo o ex-presidente, enquanto a estrela do partido simbolizar a conquista dos que não tiveram nada, o PT estará vivo nos corações de milhões de pessoas. “É esta perspectiva que não podemos perder, por maiores que sejam os desafios e por mais difícil que seja a conjuntura política. O PT nasceu para ser porta-voz do futuro. Por exemplo, vemos hoje nascer a primeira geração de brasileiros sem conhecer o terror da fome.”

Vinda da Europa, onde participava de um encontro dos países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia (Celac-UE), na Bélgica, a presidenta da República Dilma Rousseff pediu o apoio do PT. “Nós não mudamos de lado. Os ajustes são feitos para dar perenidade ao nosso projeto. Vim lembrar que nosso quarto mandato está apenas em seu início. Eu vim para assegurar a cada militante petista que temos uma agenda forte, consistente, de medidas pra a retomada do crescimento e do avanço do processo de inclusão e ascensão do nosso povo.”

Crescimento
A presidenta citou os inúmeros projetos em diversas áreas que têm trazido resultados positivos – como recorde de produção no pré-sal, o lucro de US$ 5,3 bilhões da Petrobras só este ano, o nascimento do banco dos BRICS e programas de investimento com a China, o aumento de investimento nos planos safra e nos recursos para agricultura familiar, o Programa Mais Médicos, além do novo pacote de concessões para investimentos em logística.

Dilma completou: “o PT foi forjado na luta de resistência. Ele sabe que muitas vezes o combate necessita de movimentos táticos para alcançar o objetivo. Eu preciso contar com meu partido vivo, o PT que se forjou no debate. Livre pra fazer propostas, autônomo para fazer críticas. Esse governo não pode prescindir do apoio do PT. O país vai voltar a crescer.”

Congresso
O 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acontece em Salvador, Bahia, de 11 a 13 de junho. Nele, delegados e delegadas irão discutir e deliberar sobre a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.

O congresso foi precedido por debates abertos, seminários e etapas municipais e estaduais. Nas Etapas Livres, atividades com o objetivo de ampliar as contribuições e a participação no Congresso, grupos de filiados e simpatizantes puderam enviar propostas. As propostas aprovadas nas etapas municipais e estaduais farão parte das discussões e poderão ditar os novos rumos da legenda. O objetivo é ampliar o diálogo entre o partido e a sociedade.

Debates em todo o país
Parte das etapas livres, a série de debates preparatórios ao 5º Congresso do PT, organizada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pela Comissão Executiva Nacional (CEN), ocorreu nas cinco grandes regiões geográficas do País. São Paulo (SP) recebeu a abertura, no dia 16, com o tema “Neoliberalismo, pós-neoliberalismo e os desafios da construção do socialismo no Brasil”. Em Recife (PE), no dia 24, o debate foi sobre “O papel do Brasil em um mundo em transformação: a ordem econômica e geopolítica internacional”. Em Belém (PA), no dia 8 de maio, o tema foi “Modelo de desenvolvimento, redução das desigualdades e mudanças estruturais no Brasil”.  E, no encerramento, Brasília (DF), 28 de maio, com o tema “O Brasil e a equidade social: os direitos dos segmentos sociais historicamente discriminados”. Saiba como foi cada uma delas no link abaixo.

 – Militância do PT foi a grande vitoriosa do Congresso, avalia Rui Falcão

 – Com apoio de Lula, PT lança campanha de arrecadação online

 – Por uma integração latino-americana social, política e econômica

 – FPA lança livro sobre reforma política no 5º Congresso

 – Ato contra a redução da maioridade penal acontece em Salvador

 – 5º Congresso: mostre que você acompanha a FPA

 – 5º Congresso do PT terá atos abertos à militância

 – Debates preparatórios promovidos pela FPA e CEN

Saiba mais

 – 5º Congresso Nacional do PT

 – Hotsite da FPA sobre o 5º Congresso

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Márcio De Marco

`