FPA Informa 217 – Inflação cai em outubro e recua no acumulado de 12 meses
217
07 de novembro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Inflação cai em outubro e recua no acumulado de 12 meses: O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta manhã pelo IBGE, subiu 0,42% e apresentou recuo na medição de outubro, que havia sido de 0,57%, mesmo valor que o registrado em outubro de 2013. Esse resultado foi melhor que o esperado pela média do setor financeiro, que previa que o IPCA seria de 0,49%. A queda no índice foi encabeçada pela desaceleração dos preços de alimentos e bebidas (0,78% para 0,46%) e transportes (0,63% para 0,39%), indo na direção contrária o aumento de preços no grupo habitação (0,68% para 0,94%). No acumulado de 12 meses, o IPCA tem alta de 6,59%, ainda acima da meta mas menor do que o acumulado até setembro, que foi de 6,75%.
Comentário: A desaceleração do IPCA é extremamente positiva para o governo, que pretende entregar a inflação ainda dentro da meta de 6,5% até o fim do ano. O lance definitivo para tal fato foi dado pela Petrobras, que anunciou aumento de 3% da gasolina e 5% no diesel, o que deve gerar um impacto de 0,2% a 0,3% no IPCA de novembro e dezembro. Apesar disso, dado que no ano passado os aumentos autorizados pela Petrobras foram superiores a estes índices, o IPCA de dezembro tende a ser inferior em 2014 do que o que foi verificado em 2013, garantindo assim a volta da inflação para dentro da meta. No médio prazo, a superação da crise hídrica é um dos fatores cruciais para reduzir a pressão sobre os preços, alimentos e energia elétrica, fazendo com que eles subissem até o momento, 6% e 11,18% no ano, respectivamente. No longo prazo, o desafio continua sendo a desindexação da economia, através da redução do poder dos monopólios e de uma política de abastecimento de alimentos menos sujeita aos sabores climáticos. A utilização sem moderação de ajuste fiscal e monetário para combater os efeitos da inflação apenas levará a economia rumo à desaceleração, sendo que, caso persista a seca e a indexação, os efeitos inflacionários permanecerão, mas agora com desemprego.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPCA
9h
IBGE
Análise: Guilherme Mello, Economista
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.