Tribunal Superior Eleitoral determina recontagem das assinaturas da Rede.
TSE determina recontagem das assinaturas da Rede: A ministra Laurita Vaz, corregedora-geral da Justiça Eleitoral, acatou ontem o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para determinar a recontagem das assinaturas de apoio à criação do partido “Rede”, de Marina Silva. O pedido do MPE afirma que, apesar de ter apresentado 440 mil assinaturas validadas pelo cartório ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Rede só teria comprovado apoio de 102 mil eleitores, devido à contabilização indevida dos cartórios. Ao todo, são necessárias 492 mil assinaturas autenticadas para a criação do partido, que deve ocorrer até o dia 4 de outubro caso queira participar do pleito em 2014. A recontagem dos apoios, portanto, deverá ser feita em poucos dias, reduzindo a possibilidade da criação do partido no prazo exigido pela legislação.
Comentário: Além da Rede, outros dois partidos estão encontrando dificuldades para confirmar sua viabilização a tempo de participarem das eleições em 2014: o Partido Republicano da Ordem Social – PROS (de políticos sem grande expressão nacional) e o Solidariedade, do deputado Paulo Pereira da Silva, também enfrentam questionamentos da Procuradoria Eleitoral, particularmente após denúncias de falsificação de assinaturas, no caso do Solidariedade. O julgamento dos dois casos deve ocorrer na noite desta terça, 24. Já no caso da Rede, a pressão política sobre o tribunal para viabilização do partido já é grande e deve aumentar essa semana, quando Marina Silva visitará pessoalmente cada um dos ministros do TSE para sensibilizá-los para a sua causa. Mais que isso, a formação da Rede conta com amplo apoio da imprensa e do ex-presidente do STF, Carlos Ayres Brito, recentemente ventilado como possível candidato à vice de Marina (fato negado pelo ministro).
Confiança do consumidor tem nova elevação em setembro: O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou nova elevação no mês de setembro, com alta de 1% em relação à medição de agosto. Com isso, o indicado, que varia entre zero e 200, alcançou a casa de 114,2 pontos e chegou ao maior patamar desde fevereiro, quando havia registrado 116,2 pontos. Com uma queda acentuada em julho, o ICC já havia se recuperado em agosto, quando registrou alta de 4,4%, mas mantém-se abaixo da média histórica (114,9 pontos) e das medições realizadas em setembro de 2012, com queda de 6,5% nesta comparação. O maior avanço do índice se deu no Indicador de Situação Atual (ISA), que atingiu 121,3 pontos, após a alta de 3,5%. Já o Índice de Expectativas (IE), que diz respeito ao futuro, teve avanço menos pronunciado, variando de 0,4% para 110,8 pontos, patamar superior à média histórica de 108,1 pontos.
Comentário: A melhora nas expectativas econômicas está ocorrendo de maneira gradual em todos os setores e com todos os agentes econômicos relevantes. Após queda pronunciada em julho, decorrente principalmente das manifestações de junho, a recuperação da confiança dos empresários e consumidores indica uma retomada nos gastos e investimentos destes atores, que podem levar a uma taxa de crescimento econômica maior no quarto trimestre do ano. Dois fatores devem contribuir positivamente com este processo de recuperação das expectativas econômicas: o sucesso dos leilões de infraestrutura, que indicarão uma recuperação da confiança do empresário nacional e internacional na economia brasileira; e a manutenção de baixos índices de inflação e desemprego, que indicarão um fortalecimento do poder de compra das famílias e, portanto, um aumento continuado da demanda doméstica.
Análise: Guilherme Mello, Economista
Este relatório é de circulação restrita. Para recebê-lo cadastre-se aqui
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.