FPA Conjuntura traz na edição nº 9, de agosto de 2013, as análises de quatro membros do Grupo de Conjuntura da Fundação Perseu Abramo sobre as mudanças na educação superior, na economia e nas relações regionais com os países do América Latina e Caribe.

Os economistas Guilherme Mello, doutorando na Unicamp e assessor da Secretaria Geral do PT; e Jorge Mattoso, consultor, que foi professor da Unicamp, presidente da Caixa Econômica Federal e secretário municipal em São Paulo e São Bernardo do Campo, analisam um Brasil que, ao longo de muitas décadas, caracterizou-se por ter elevada inflação, chegando nos anos 1980 e 1990 a uma verdadeira hiperinflação, o que fortaleceu o rentismo, favorecendo uma maior desigualdade da renda e a elevação dos juros.

No ensaio, a seguir, os economistas comentam como esse cenário foi alterado a partir do governo Lula, quando as taxas de juros superavam os 20% ao ano e em 2011 ficam próximas de 10%; e que se seguiu no governo Dilma. Os economistas abordam alguns dos impactos dessa aposta.

Sobre a educação superior no Brasil, o cientista político da Unicamp, Reginaldo Moraes, avalia o alcance de políticas como ProUni e Reuni, a partir dos dados do mais recente Censo do Ensino Superior (2011), disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Moraes apresenta uma interpretação da política existente e analisa os prós e contras de um sistema de educação superior que é composto por aproximadamente 2.400 instituições.

Já o dirigente do Partido dos Trabalhadores, Valter Pomar, secretário executivo do Foro de São Paulo, faz um balanço do XIX encontro do organismo de partidos e movimentos de esquerda da América Latina e Caribe, ocorrido recentemente em São Paulo. No texto, uma versão ampliada do conteúdo publicado pela revista eletrônica Teoria e Debate, Pomar aborda os objetivos do encontro – caminhos para aprofundar as mudanças e acelerar a integração na região latino-americana e caribenha. Também um histórico do Foro, que tem no PT um de seus principais criadores; o compartilhamento de experiências possibilitadas no encontro e o que se avizinha para o futuro.

Baixe e leia FPA Conjuntura nº 9.

 

`