Sessão especial no Palácio da Alvorada reuniu elenco, autoridades e convidados; filme de Antônio Pitanga revisita a Revolta dos Malês, maior levante de pessoas escravizadas da história do Brasil, e estreia nos cinemas em 2 de outubro

“Malês”, longa de Antônio Pitanga sobre maior levante de escravizados do Brasil, é exibido no Palácio da Alvorada 
Sessão especial de “Malês” no Palácio da Alvorada reuniu elenco, autoridades e convidados. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Cinema e memória se encontraram neste sábado (6), no Palácio da Alvorada, com a exibição especial de “Malês”, longa-metragem dirigido por Antônio Pitanga que retrata a Revolta dos Malês, de 1835, em Salvador. 

O evento fez parte da programação do Cine Alvorada e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ministra da Cultura Margareth Menezes e de diversas autoridades.

Durante a sessão, a atriz Camila Pitanga, que integra o elenco do filme, recebeu a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais importante honraria pública concedida pelo Estado brasileiro a personalidades da cultura.

Elenco e equipe destacam importância da memória para construir o futuro

A Revolta dos Malês no cinema

A Revolta dos Malês é considerada o maior levante organizado por pessoas escravizadas no Brasil. A narrativa chega às telas em uma obra que conecta memória, resistência e identidade cultural. 

Para o diretor Antônio Pitanga, que interpreta o líder Pacífico Licutan, revisitar esse episódio é também um ato de resistência. “O filme mostra que os negros não foram apenas vítimas, mas sujeitos ativos que sonhavam, lutavam e construíam um país melhor”, afirmou.

A ministra Margareth Menezes ressaltou a relevância da obra. “Malês resgata um levante fundamental para compreender a luta do povo negro por liberdade e, ao mesmo tempo, nos brinda com o talento desse elenco, em especial de um dos 

Ordem do Mérito Cultural

Na cerimônia, Camila Pitanga recebeu a condecoração na categoria Comendadora. Emocionada, lembrou quando acompanhou o pai, Antônio Pitanga, homenageado anos antes. 

“É uma honra enorme receber essa medalha da ministra Margareth Menezes e do presidente Lula. Sigo os passos dele com gratidão e responsabilidade”, disse

Criada em 1991, a Ordem do Mérito Cultural reconhece contribuições relevantes à cultura brasileira. A condecoração foi retomada em 2025 após estar suspensa desde 2019.

Estreia nos cinemas

“Malês” chega ao circuito nacional em 2 de outubro. O longa tem patrocínio da Petrobras Cultural, recursos da Ancine, editais da Lei Paulo Gustavo e apoio de empresas públicas e privadas. 

Entre os nomes envolvidos na produção estão Cacá Diegues, Lázaro Ramos, Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme.

“Malês”, longa de Antônio Pitanga sobre maior levante de escravizados do Brasil, é exibido no Palácio da Alvorada 
Divulgação

Serviço

Filme: Malês
Direção: Antônio Pitanga
Elenco: Camila Pitanga, Antônio Pitanga, Rodrigo de Odé, Bukassa Kabengele, Edvana Carvalho, Heraldo de Deus, Samira Carvalho, Thiago Justino, Rocco Pitanga

 Estreia: 2 de outubro de 2025, nos cinemas de todo o Brasil

*Com informações do Palácio do Planalto