“Garota de Ipanema” se tornou um hit nos Estados Unidos na voz da cantora, que teve um papel fundamental para tornar o tornar a bossa nova um fenômeno mundial

Astrud Gilberto, cuja voz suave e sexy em “Garota de Ipanema”, a primeira música que ela gravou, ajudou a dar influência à bossa nova brasileira como um som de sucesso nos Estados Unidos ainda na década de 1960, morreu na segunda-feira. Ela tinha 83 anos. A informação foi confirmada pela redes sociais da neta da artista, Sofia Gilberto.

Ela teve uma carreira como cantora ao longo de quatro décadas, gravando álbuns com músicos famosos como James Last e Gil Evans, bem como trabalhando com George Michael, Chet Baker e outros. Mas seu maior sucesso veio com “Garota de Ipanema”, escrita por Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá, com letra em inglês de Norman Gimbel.

Quando Astrud gravou essa música, ela era casada com João Gilberto, o genial cantor e violonista apontado em todo o mundo como “o pai da bossa nova”. Tinha apenas 22 anos. Em 1963, os dois viajaram do Rio de Janeiro para Nova York, onde gravaram um álbum conjunto com o saxofonista de jazz Stan Getz, que já havia lançado três discos que misturavam o tradicional ritmo estadunidense com o samba e  a bossa nova.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador, em 29 de março de 1940. A cantora brasileira ficou casada com João entre 1959 a 1964, com quem teve um filho, o músico João Marcelo Gilberto, de 63 anos, pai de Sofia com a produtora cultural e roteirista Adriana Magalhães. Longe dos palcos desde 2002, Astrud foi dona de de uma extensa discografia composta por 19 álbuns.

Filha de brasileira com pai alemão, a cantora ingressou na carreira musical em 1960. Três anos depois, se mudou para os Estados Unidos ao lado de João Gilberto. Até hoje não se sabe exatamente quem teve a ideia de envolver Astrud Gilberto, uma cantora que jamais havia sido testada, neste famoso disco, lançado mais tarde com o título “Getz/Gilberto”. Alguns creditam ao produtor do álbum, Creed Taylor. Há quem credite a decisão à cantora. Mas ela mesma creditava o trabalho de registrar sua voz ao marido.

“Enquanto ensaiava com Stan a música ‘Garota de Ipanema’, João casualmente me convidou para participar e cantar um refrão em inglês depois de ele ter cantado o primeiro refrão em português”, disse Astrud em uma entrevista em 2002. “Stan foi muito receptivo. Nunca vou esquecer que, enquanto ouvíamos a versão recém-gravada, Stan me disse: ‘Essa música vai te deixar famosa’”. •

`