Bono e Edge recebem David Letterman em Dublin para relembrar a carreira de uma mas das maiores bandas de rock de todos os tempos. Grupo irlandês também lança disco

O U2 está revisitando seu cancioneiro. Em 17 de março, lançou o disco “Songs of surrender”, em que revisita 40 canções de seu repertório icônico. E, no mesmo dia, colocou o vocalista Bono e o guitarrista The Edge frente ao apresentador David Letterman para o documentário “A Sort of Homecoming”, disponível na plataforma da Disney. O disco é legal, mas nada surpreendente. Mas o documentário vale à pena.

Letterman foi até Dublin para entrevistar os dois músicos — amigos desde crianças —, enquanto colhe depoimentos de pessoas comuns que vivem na Irlanda, pessoas próximas da banda. O lendário apresentador é reverente em relação à música do U2 e aos membros da banda durante a maior parte do especial.

Os dois músicos lembram como eram no início do grupo, ainda nos anos 70, e porque o U2 conseguiu colocar suas canções de protesto — “Sunday, bloody sunday” narra o ataque das tropas britânicas que atiraram e mataram manifestantes de direitos civis  em Derry, mostrando quão importante o conflito político na Irlanda do Norte teve para as formação da banda — no topo das paradas.

Grande parte do foco do filme está em como as divisões religiosas e políticas na Irlanda diminuíram ao longo de 45 anos, mas foram incisivas na formação do país. Bono relembra a formação do país, desenha para Letterman a linha da fronteira que divide as duas Irlandas e mostra que a crise política existencial do país ainda segue sendo uma incógnita.

Mas o documentário é fundamentalmente sobre música. O U2 refaz ou desfaz algumas das suas mais importantes canções muito para tentar provar a si mesmos que fizeram música de gente grande. O próprio Bono explica: “Existe uma parte meio egoísta desse projeto. Queríamos ouvir nossas próprias músicas novamente, quase como se fosse a primeira vez. E a questão de saber se eles poderiam sobreviver sem o poder de fogo de uma grande e velha banda de rock com força total, não sabíamos a resposta para isso”, diz. •

`