Em 11 de fevereiro de 1963, os Beatles entravam em Abbey Road, em Londres, para gravar seu primeiro disco, “Please Please Me”. Uma obra que recriaria a música e definiria o pop das próximas décadas

Há 60 anos, quatro jovens músicos ingleses, saídos do Norte do país, da cidade portuária de Liverpool, chegavam à capital da Inglaterra com sonhos e algum sucesso local. Em 11 de fevereiro, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr entravam no famoso estúdio da EMI, em Abbey Road, Londres, para virar o mundo de ponta cabeça. Nasceria no mesmo dia o primeiro álbum da banda que deixaria o mundo louco: “Please Please Me”.

É quase impossível imaginar a música contemporânea atual ou mesmos as artes de uma maneira geral, sem a onipresença dos Beatles nas últimas seis décadas. Eles não só reinventaram o rock como deram ao ritmo o status de arte, elevando e recriando toda a indústria da música.

Pois “Please Please Me”, que hoje soa quase inocente e pueril — até mesmo um tanto datado — é até hoje o disco de estréia mais vendido da história: 52 milhões de cópias vendidas até o ano de 2022. Nada mal para quatro capiaus do norte.

O grupo havia gravado seu primeiro single em 11 de setembro de 1962, com “Love Me Do” e “P.S. I Love You”, e chegaram a fazer um relativo sucesso nas paradas de sucesso. Mas, em 26 de novembro, alcançariam o sucesso maciço, com o single arrasa-quarteirão “Please Please Me”, campeoníssimo lado a do compacto que teria no verso a bela “Ask Me Why”.

Das 14 canções lançadas no disco original, nada menos do que oito eram da dupla Lennon-McCartney, uma das mais lucrativas parcerias de compositores que se completavam e estavam no mesmo patamar de gênios como os irmãos George e Ira Gershwin. Entre 1962 e 1969, Entre 1962 e 1969, escreveram e publicaram cerca de 180 canções, a maioria gravada pelos Beatles.

O primeiro álbum, gravado em inacreditáveis 9 horas — apenas! — contém pelo menos quatro obras-primas: “I Saw Her Standing There”, “Please Please Me”, “Do You Want To Know A Secret” — todas composições de Lennon e McCartney — e a insana “Twist and shout”, imortalizada na voz de Lennon, cover da original dos The Top Notes lançada em 1960, com produção de Phil Spector, mas que só viria a ganhar relevância na voz dos Isley Brothers, em 1962. O disco foi lançado em 22 de março.

A beatlemania só nasceria dali a sete meses, quando, em 13 de outubro de 1963, os Beatles fariam sua primeira aparição na TV inglesa. A apresentação foi uma loucura, com o barulho ensurdecedor de adolescente aos berros, e doces e bichos de pelúcia sendo atirados aos pés dos quatro rapazes. Dali para América foi uma questão de meses. Em 9 de fevereiro de 1964, o grupo se apresentaria no Ed Sullivan Show. E o mundo jamais seria o mesmo. •

`