Na entrevista que concedeu na sexta-feira, 10, à jornalista Christiane Amanpour, Lula não poupou críticas a Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Donald Trump. Ele acusou ambos de terem pouco apreço pela democracia e suas instituições. Lula chamou o antecessor de “fiel imitador” de Trump e disse que não há chance de Bolsonaro voltar à Presidência.

Ele lembrou que o líder da extrema-direita brasileira é alvo de uma investigação pelo Judiciário brasileiro pelos ataques à democracia, durante a campanha eleitoral, e por sua participação à tentativa de golpe ocorrida em 8 de Janeiro, quando apoiadores do ex-presidente tomaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. E disse que se mostrou surpreso com a tentativa de invasão do Congresso dos EUA, em 6 de Janeiro de 2021.

“Nunca poderíamos imaginar que em um país que era o símbolo da democracia no mundo  alguém pudesse tentar invadir o Capitólio”, disse ele sobre o motim incentivado por Donald Trump e ativistas da extrema-direita estadunidense.

Lula disse que não pediria a Biden a extradição de Bolsonaro porque um pedido dessa natureza só caberia ao Judiciário. Mas declarou esperar que o adversário seja condenado por genocídio por um tribunal internacional, tanto por conta da má-gestão da pandemia de Covid-19, que matou  quase 700 mil brasileiros, quanto pela omissão criminosa na ajuda ao povo ianomâmi. •

`