O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já lidera a corrida presidencial no estado do Rio, de acordo com o último levantamento do instituto Quaest, realizado em parceria com a Genial. A pesquisa foi divulgada na quinta, 14, e mostra que o petista cresceu 4 pontos percentuais. Lula tem 39% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro está com 34%.

Na sequência, vem o candidato Ciro Gomes (PDT) com 6%. A senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado André Janones (Avante) aparecem empatados com 2%. Os demais pré-candidatos têm 1% ou menos. Indecisos, nulos e brancos são 4%. Entre os entrevistados, 11% disseram que não pretendem votar.

Na pesquisa anterior, em maio, Lula e Bolsonaro estavam empatados com 35%. Entre as mulheres, Lula tem ampla vantagem sobre Bolsonaro: são 41% contra 28%. O cenário se inverte entre os homens. Bolsonaro aparece na frente, mas dentro da margem de erro: são 41% a 38%.

Os mais pobres, com renda familiar de até 2 salários mínimos, preferem Lula: são 47% contra 28% do rival. Em famílias com renda entre 2 e 5 salários, Bolsonaro fica com 38% e Lula, 36%. Entre os que ganham mais de 5 salários, 37% optam por Bolsonaro e 34%, Lula. O petista também tem a preferência dos mais jovens, com 49%  contra 27%. O mesmo entre mais de 60 anos: Lula ganha por 40% a 30% no Estado. Nas outras faixas etárias, há empate técnico. •

`