
A Fundação Perseu Abramo, por meio de seu Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda, tem a satisfação de trazer ao público o Repertório Virtual “Ecologia sem luta de classes é jardinagem”: o Partido dos Trabalhadores na luta socioambiental”.
Este projeto integra o sexto Repertório produzido pelo CSBH com objetivo de divulgar a memória dos Setoriais e Secretarias Nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT). Por meio deste projeto, pretendemos pesquisar, organizar, informatizar, digitalizar e divulgar os acervos sob a custódia do Centro de Memória.
Os repertórios virtuais, nesse processo, constituem-se num importante instrumento de pesquisa destinado ao público que deseja conhecer mais sobre a atuação do PT e suas ações sobre cada temática em que luta pelo povo brasileiro. Em especial, com este conjunto, queremos disponibilizar os debates que permearam o partido desde sua fundação sobre a pauta ambiental, ecologia e desenvolvimento. Destinamos o conteúdo a todos aqueles que desejam conhecer a memória e história do Partido dos Trabalhadores, por meio de sua organização e luta, que culminaram na criação da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, cujo acervo está sob a guarda do CSBH.
A pauta ambiental esteve presente no PT desde sua organização. Pela documentação vemos que já na década de 1980 os petistas se organizavam para discutir e apresentar propostas de luta para a questão ecológica no Brasil. Nos inspiramos desde Chico Mendes, militante e fundador do PT, que deixou seu legado para todos nós, pautando a necessidade de se discutir Ecologia dentro da luta de classes.
Por meio dos documentos também é possível acompanhar o início da trajetória ambiental no PT. Em 26 de março de 1988 houve a primeira Reunião da Comissão de Ecologistas do PT que pretendia organizar o I Encontro Nacional de Ecologistas do PT. Em seguida, em 1988, organizava-se no interior do partido o “Seminário Nacional de Ecologistas do PT”, realizado no Instituto Cajamar nos dias 07, 08 e 08 de julho. Neste mesmo ano, em texto assinado por Olívio Dutra, então presidente nacional do PT, o partido se pronunciava em favor da Amazônia brasileira, pedindo um basta à destruição deste patrimônio ecológico e cultural de nosso país.
No ano seguinte, quando o PT concorreu à primeira eleição presidencial, o Grupo de Trabalho Questão Ambiental Para o PAG se reuniu com com objetivo de elencar diretrizes para o Plano de Governo do PT nas eleições, pautando diretrizes políticas para nosso programa. Entre as questões nacionais estavam o debate sobre Amazônia, Cerrado, Litoral, Zona Costeira e Mata Atlântica, com propostas ecossocialistas para cada região.
Dessa trajetória, surge o I Encontro dos Ecologistas do PT em 1991, que visava elaborar questões relativas à pauta ambiental para serem levadas ao I Congresso, também previsto para acontecer naquele ano: “Como os petistas vão discutir o socialismo que queremos é hora de colocarmos nossa visão para que o conjunto do partido dela se aproprie, critique e se posicione a favor de um socialismo que, por ser um projeto coletivo de uma outra cultura, crie novas bases teóricas e filosóficas para se relacionar com a natureza.”
Em 1993, por decisão do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, levando em conta as deliberações do I Encontro Nacional dos Ecologistas do PT, criou-se a “Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente do PT”. A partir daquele momento deixava de ser uma subsecretaria da Secretaria Nacional de Movimentos Populares para ganhar estrutura política de Secretaria Nacional.
Veremos por meio deste Repertório, a partir da documentação e pesquisa realizada pela equipe do CSBH, a longa e consolidada trajetória da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, desde sua criação, com raízes na fundação do partido. Abaixo trazemos de forma mais detalhada todo processo de recolhimento, organização e digitalização de seu acervo para remontarmos essa trajetória, contada por meio desta pequena parcela da documentação.
Estruturamos o Repertório para mostrar em primeiro lugar parcela da documentação diversa sobre o PT e a ecologia, nascimento da SMAD e sua estruturação. Trazemos documentos sobre os primeiros petistas que se articularam, reuniões e também Encontros Nacionais da Secretaria. Em seguida mostramos as pesquisas externas sobre marcos, efemérides e políticas públicas, em constante construção. A Fundação Perseu Abramo também ganha espaço no Repertório, pesquisamos nossas produções e disponibilizamos ao público conteúdos voltados para a questão ambiental.
Não poderia faltar uma homenagem ao companheiro Chico Mendes! Fizemos uma singela homenagem por meio da iconografia presente no acervo CSBH. Estamos seguros que sua trajetória é maior e mais rica. Nossa pretensão era apenas mostrar uma pequena parte do que temos no acervo sobre sua luta e legado.
Consulte toda montagem nas seções:
Convidamos o público a navegar pela documentação do Partido dos Trabalhadores e de sua Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento presente no acervo do CSBH/FPA. Primeiro trazemos os documentos que foram pesquisados, selecionados e digitalizados e que estão disponíveis fisicamente em nosso acervo, integrando toda documentação acumulada. Abaixo narramos um pequeno histórico sobre as etapas de recolhimento e organização.
Em seguida, apresentamos uma pesquisa em formato de linha do tempo com as Resoluções de seus Encontros e Congressos do PT, bem como Programas de Governo sobre as reflexões pautadas e propostas na luta pelo meio ambiente.
Também realizamos uma pesquisa nos jornais de circulação nacional presentes em nosso acervo e fizemos uma coletânea de notícias que mostram como a questão ambiental sempre foi discutida e debatida em nossos periódicos. São eles: Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional, Brasil Agora e PT Notícias.
Por fim, fizemos uma pesquisa iconográfica no acervo que apresenta por meio de cartazes e fotografias ações do movimento social, sindicatos e SMAD e suas ações sobre a questão ambiental no Brasil, além de trazer uma pequena mostra de nosso acervo tridimensional composto pelas camisetas e broches.
Para saber mais sobre o processo de recolhimento e organização do acervo clique aqui.
Disponibilizamos neste repertório virtual uma cronologia das resoluções de Encontros e Congressos e Programas de Governo do Partido dos Trabalhadores que apontam diretrizes e deliberações políticas na agenda da pauta ambiental. Todos os documentos estão disponíveis em nossa base de dados.



Resgatar os marcos de luta pelo meio ambiente no Brasil torna obrigatório rememorar e homenagear Francisco Alves Mendes Filho. O companheiro CHICO MENDES foi um seringueiro, sindicalista, ambientalista, além de uma figura política importante e de luta inestimável na defesa da floresta, da reforma agrária, da preservação ambiental com o uso sustentável da terra e da permanência das populações tradicionais em seus territórios de origem. Nascido no seringal de Porto Rico, em Xapuri, no Acre, local em que iniciou sua luta contra os seringueiros pelo direito à posse da terra nesta localidade.
Mendes também se tornou uma das principais lideranças políticas no Acre e um militante ativo contra o latifúndio explorador que há muitos anos ameaça nossas florestas, levando a destruição e morte às diversas formas de vida na Terra. Chico Mendes foi, ainda, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, compondo o 1ª Diretório Nacional no ano de 1981 e assumindo a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri no mesmo ano, permanecendo até sua morte em 1988, ano em que foi assassinado a tiros a mando de um fazendeiro da região, na porta de sua casa em Xapuri, aos 44 anos.
Em tempos de lutas contra a degradação sistemática do meio ambiente em que fazemos por meio do Partido dos Trabalhadores e nossos governos, recordamos o legado de Chico Mendes e lembramos que, sem floresta, não há futuro! Homenageamos aqui CHICO MENDES, por meio das fotografias e cartazes presentes no acervo do CSBH, reforçando a valiosa lição que deixou para todos nós: ecologia sem luta de classes é jardinagem!
Chico Mendes Vive!
O Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda tem a custódia do acervo do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Nesse repertório virtual, fizemos o esforço de mostrar uma pequena parte da documentação presente em nosso acervo físico da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Contribua para a Campanha Memória da Militância, digitalize e envie para nós documentos, fotos ou audiovisuais que você possua, ou conte-nos sua história de militância. Clique aqui para fazer a sua doação!

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Presidente: Paulo Okamotto
Vice-presidente: Brenno Cesar Gomes de Almeida
Diretoras: Elen Coutinho, Mônica Valente e Naiara Raiol
Diretores: Alberto Cantalice, Alexandre Macedo de Oliveira,
Carlos Henrique Árabe, Jorge Bittar e Valter Pomar
Equipe e colaboradores CSBH
Diretora responsável: Elen Coutinho.
Coordenadora: Vanessa Xavier Nadotti
Arquivista: Sarkis A. Alves
Colaboradores:
Bruno de Oliveira Santos
Guido Alvarenga
Iraní Menezes
Luis Henrique Toledo Nunes
Rafael Vieira Valente
Suzi Alves
Estagiária:
Laura Finesso Chalegre
ACESSE OUTROS REPERTÓRIOS