Ora, direis, ouvir decibéis. E eu vos direi no entanto que eminentes sábios se preparam para proclamar, alto e bom som, que o morador desta cidade de São Paulo, tão provinciana e tão longe da Capital da República, está saturado, infernizado, neurotizado pelos decibéis. São bilhões de decibéis que as buzinas, os alto-falantes, as casas de discos, os rádios de transístor, os camelôs, os oradores, o obrigam a ouvir.

Ora, direis, ouvir decibéis. E eu vos direi no entanto que eminentes sábios se preparam para proclamar, alto e bom som, que o morador desta cidade de São Paulo, tão provinciana e tão longe da Capital da República, está saturado, infernizado, neurotizado pelos decibéis. São bilhões de decibéis que as buzinas, os alto-falantes, as casas de discos, os rádios de transístor, os camelôs, os oradores, o obrigam a ouvir. Se alguém for ao Dicionário encontrará que decibel é unidade de medida da intensidade do som. E saberá que é a décima parte do bel. E se tiver lido os jornais ficará ciente de que os abalizados técnicos afirmam ser exageradamente superior ao normal a quantidade de decibéis que o paulista ouve. E ser-lhe-á acrescentado ao conhecimento geral o fato de que todos os barulhos da cidade serão regulamentados a fim de que cada um dos cidadãos não ouça mais os béis e decibéis que a acústica manda que se ouçam.

E este mundo ficará definitivamente melhor quando se regulamentarem os barulhos e quando cada patriota tiver consciência dos seus direitos e deveres constitucionais e dos decibéis que estiver ouvindo.

Preces aos deuses serão murmuradas em sussurrados vinte decibéis. E as frases do amor puro, da ternura e do carinho serão ditas em dezessete melífluos decibéis. Mas as palavras do amor cru, dir-se-ão em trinta e quatro decibéis violentos.

Para conchavos, cambalachos e negociatas: trinta decibéis é a conta exata. E sob pena de perder o eleitorado, que os oradores nos comícios não se dirijam às multidões das praças a não ser com decibéis em massa: duas centenas, três centenas, dependendo do Partido e das ideologias ? nacionalistas com estrídulos duzentos e noventa e entreguistas com não menos de graves cento e quarenta.

Pedidos de emprego, cavações no Governo, arranjos e arregalos, deverão ser dirigidos a Sua Excelência nos quarenta decibéis regulamentares. Apenas dez decibéis para murmúrios de “boite” e conversas de bares.

E se criará uma nova Pedagogia: mais vale um decibel de ternura que dois de repreensão. As aulas de Latim serão escandidas em monótonos dezesseis decibéis; as de História do Brasil e as Lições de Coisas, em decibéis vibrantes, variantes de setenta a noventa. Será considerada grave falta disciplinar dirigir-se o aluno ao mestre em mais de vinte e cinco decibéis; e o professor ao diretor em mais de sessenta e quatro.

Nas entrevistas coletivas o personagem mais importante responderá às perguntas em circunspectos cinquenta decibéis; os repórteres fa-lás-ão em humildes trinta e dois decibéis. Aos locutores de rádio se abrirá uma exceção: poderão gritar suas próprias excelsas virtudes em noventa e nove decibéis radiofônicos.

E, se de princípio era o Verbo, o Verbo com decibel medido vai ser o fim.

E o Mundo ficará definitivamente melhor.

`