
No Céu da Pátria Nesse Instante
Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 14 de agosto, o novo documentário de Sandra Kogut, NO CÉU NA PÁTRIA NESSE INSTANTE. O filme mergulha no conturbado período político vivido pelo Brasil em 2022 e culmina nos ataques de 8 de janeiro de 2023, criando um registro potente de um país à beira do abismo democrático.
Gravado ao longo de todo o ano eleitoral de 2022, o longa-metragemacompanha diferentes personagens — de perfis políticos variados — que vivem o cotidiano da eleição com suas angústias, esperanças e frustrações. A narrativa se constrói em meio a um Brasil em ebulição, marcado pela disseminação de fake news, medo do futuro e desconfiança nas instituições.
Com distribuição da O2 Play em co-distribuição com a Lira Filmes, o longa-metragem entra em cartaz nas seguintes praças: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Guaxupé, Maceió, Manaus, Niterói, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
O longa foi produzido pela Ocean Films, em coprodução com Marola Filmes, Kiwi Filmes, GloboNews, Globo Filmes e Canal Brasil, o documentário também conta com o apoio do ProAC, via Política Nacional Aldir Blanc, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Ficha Técnica
Roteiro: Sandra Kogut
Direção: Sandra Kogut
Fotografia: Léo Bittencourt
Montagem: Renata Baldi, Sandra Kogut
Som: Bruno Armelin
Trilha sonora: O Grivo
Produção Executiva: Desirée Portela
Direção de Produção: Ligia Turl
Produtores: João Roni, Sandra Kogut, Henrique Landulfo, Zahra Staub, Cristian Marini
Elenco: Adenilson Ferreira, Antonia Pellegrino, Edivan Santos, Estela Maria de Oliveira, Juliano Maderada, Milena Batista, Neli Belem, Osvaldo Pires, Rute Sardinha
Produção: Ocean Films
Coprodução: Marola Filmes, Kiwi Filmes, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil
Distribuição: O2 Play
Co-distribuição: Lira Filmes
Sinopse:
Rodado ao longo do ano de 2022, o filme acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023. Através do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas, que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país onde a democracia esteve seriamente em jogo.