A roda de conversa “Trabalho Doméstico tem que ser decente” integra o projeto de Qualificação Social e Profissional de Trabalhadoras Domésticas do ABC Paulista, coordenado e executado pela Universidade Federal do ABC, juntamente com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e a Casa Laudelina de Campos Melo, por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ).

O PMQ é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem como objetivo oferecer qualificação social e profissional a mil trabalhadoras domésticas na UFABC. No vídeo publicado hoje no canal Youtube da FPA, é possível assistir a primeira parte deste evento.

Na conversa, é possível conhecer a vivência das trabalhadoras domésticas, os motivos de suas lutas, as demandas e a realidade de milhares de mulheres, principalmente negras, do Brasil. “Uma fotografia falada”, segundo a ex-ministra Matilde Ribeiro, da realidade dessas trabalhadoras.

Participam do debate Creuza de Oliveira, “doutora honoris causa” pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidenta de honra da Fenatrad, Matilde Ribeiro, professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e consultora do “Projeto: Qualificação Social e Profissional no ABC: Trabalho doméstico, trabalho mais que decente”, coordenado pela UFABC, e Milca Martins, sindicalista, ativista, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/BA).

`