No dia 5 de outubro de 2023, o Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB) realizou a reunião do grupo de trabalho que teve como tema “A disputa das juventudes e a extrema-direita”.

Neste encontro foram ouvidas as opiniões e estudos dos expositores. Participaram Elisa Guaraná, antropóloga e professora da UFRRJ; Ricardo Severo, sociólogo e professor da FURG; e Fabio Palacio, jornalista e professor da UFMA. Para o debate a partir das exposições, Olivia Perez, cientista política e professora da UFPI; Pedro Duval, assessor Internacional da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal; Luiza Foltran, pesquisadora do Monitor do Debate Político no Meio Digital da EACH-USP e mestranda em estudos culturais; Helena Abramo, socióloga e pesquisadora; e Gabriel Medeiros, subsecretário de Juventude do Rio Grande do Norte.

Aqui neste relatório é possível ter uma ideia dos temas principais e que “a disputa das juventudes parte de um lugar no qual os fatores socioculturais e de identidade, e o contexto no qual estão inseridos, são essenciais para alinhar determinados segmentos das juventudes a este ou aquele polo do espectro político brasileiro”.

De acordo com os debates, a existência de um contingente da juventude mais alinhada à direita não é novidade, mas a presença de atores jovens que mobilizam e organizam a direita é um fato novo a ser estudado. As disputas de projeto de país e mundo pelos jovens de extrema direita e os fatores socioculturais da disputa também foram discutidos no GT.

De acordo com o relatório, “muito embora a presença do ativismo de direita dentro das juventudes tenha acarretado em uma série de desafios para o Brasil, este é um segmento da sociedade no qual o campo democrático popular possui muitas possibilidades de ação e atuação”.

O CASB é uma iniciativa das fundações Perseu Abramo (PT), Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Maurício Grabois (PCdoB) e Rosa Luxemburgo (vinculada ao partido alemão Die Linke – A Esquerda). As atividades e publicações do CASB expressam o projeto conjunto das Fundações parceiras. Elas comportam opiniões plurais, de integrantes e convidados, que não são necessariamente posição institucional das Fundações participantes do CASB.

Relatório completo pode ser lido aqui.

`