Últimas horas para fazer inscrição para o Curso de Formação em Comunicação Política do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) e a Fundação Perseu Abramo estão promovendo um curso inédito de formação em comunicação política. O objetivo é capacitar e preparar a militância e profissionais de comunicação vinculados ao PT para as eleições de 2024 e 2026. As inscrições se encerram no sábado, dia 28, às 17 horas.
Para se inscrever, clique aqui
Quem pode se inscrever: O público-alvo deve atingir as cidades com mais de 100 mil habitantes (1 inscrição garantida, mais 1 vaga para cada assessoria de comunicação do parlamentar proporcional eleito do PT, vereador, estadual e federal) e assessoria de executivos municipais; dirigentes, coordenações de comunicação, assessorias de comunicação de diretórios do PT; e ativistas e lideranças de coletivos, associações e movimentos de comunicação e mídia.
As aulas vão acontecer sempre das 19h às 20h45, permitindo que os participantes conciliem seus estudos com outras obrigações diárias. Os alunos vão receber conhecimentos práticos, abordando uma ampla variedade de tópicos relacionados à comunicação política.
Com uma equipe de renomados profissionais com vasta experiência em campanhas políticas e especializados em diversas áreas, este curso promete ser uma fonte valiosa de conhecimento para aqueles que desejam se destacar no cenário político brasileiro. Conheça abaixo as aulas do PT Comunicação e Política:
31/10/23 – Aula Inaugural com o Professor Sidônio Palmeira
Tema: “LULA PRESIDENTE 2022: Estudo de Caso da Campanha Vitoriosa”
Uma análise profunda da estratégia que levou à vitória do presidente Lula em 2022.
01/11/23 – Malco Camargos
Tema: “INTELIGÊNCIA ELEITORAL: Diagnóstico e Pesquisas”
A importância de usar dados e evidências para aprimorar estratégias eleitorais.
07/11/23 – Martha Romano
Tema: “PENSAR EQUIPES DE COMUNICAÇÃO PARA O TAMANHO DA SUA CAMPANHA”
Como construir e comunicar planos de governo eficazes para atender às necessidades do povo brasileiro.
09/11/23 – Tiago César
Tema: “Finanças para Produção da Comunicação”
Planejamento financeiro para garantir uma campanha saudável financeiramente.
14/11/23 – Hélio Silveira e Leonardo Saraiva
Tema: “Primeiros Passos da Comunicação: Legislação Eleitoral no Jurídico Eleitoral”
Como planejar campanhas evitando erros jurídicos e multas.
16/11/23 -Antón Pombo
Tema: “Conceitos de Comunicação”
Como traduzir estratégias em conceitos de comunicação eficazes.
21/11/23 – Antonio Sola
Tema: “Para Entender e Comunicar o Contexto: Progressismo no Brasil e na América Latina”
Uma visão abrangente da política e comunicação política na América Latina nos próximos anos.
23/11/23 – Jordana Pereira
Tema: “O Poder das Pesquisas Qualitativas na Comunicação”
Como entender a força das pesquisas qualitativas para a estratégia política.
28/11/23 – Ministro da Fazenda Dr. Fernando Haddad
Tema: “A Comunicação Política Através do Olhar do Candidato”
Experiências e desafios de comunicação política sob a perspectiva do candidato.
30/11/23 – Prefeito Edson Silva
Tema: “Evolução da Comunicação do PT”
Uma análise da evolução da comunicação do PT ao longo das últimas décadas.
05/12/23 – Juan Pessoa
Tema: “Planejamento Estratégico de uma Campanha Digital”
Exploração de cada fase do planejamento e execução de uma campanha eleitoral digital.
07/12/23 – Ana Flávia Marx
Tema: “Voluntariado e Formação de Redes”
A importância de mobilizar apoiadores para construir uma base de apoio sólida.
12/12/23 – Deputado Federal André Janones
Tema: “O Poder da Comunicação”
Desafios de enfrentar a agressividade bolsonarista nas redes sociais.
14/12/23 – Brunna Rosa
Tema: “Estratégias para o Universo Digital como um Todo”
Conceitos e prioridades para a estratégia digital além das redes sociais.
16/01/24 – Pedro Barciela e Danilo Pestana
Tema: “Monitoramento de Redes Sociais e Estratégia de Mídia Digital”
Como extrair informações das redes e usá-las para sua estratégia.
18/01/24 – Renato Nunes
Tema: “Direção de Arte em Campanhas Políticas”
Processos criativos para o design de campanhas políticas.
23/01/24 – João Paulo Munhoz e Jô Hallack
Tema: “Estrutura de Roteiros para a sua Campanha”
Segredos para construir uma narrativa estratégica e eficiente.
25/01/24 – Raul Rabelo e Carlinhos Andrade
Tema: “Conceito e Criatividade”
Direção de criação em campanhas políticas.
30/01/24 – Diego Lisboa
Tema: “REC na Sua Campanha”
Como tirar o melhor proveito da sua imagem diante das câmeras.
01/02/24 – Patricia Palma
Tema: “Construção de um Discurso”
Caminhos para construir discursos estratégicos e impactantes.
06/02/24 – Olga Curado
Tema: “Falar Bem para Jornalistas e em Público”
Desenvolvimento de habilidades de oratória e expressão corporal.
08/02/24 – Hassan Ayoub e Flávia Filipini
Tema: “Assessoria de Imprensa e Ambiente Digital”
Como trabalhar a assessoria de imprensa para ganhar espaço nos meios de comunicação e canais alternativos.
20/02/24 – Lissandra Araújo
Tema: “Uso de Plataformas Integradas de Comunicação”
Aproveitamento das plataformas integradas de comunicação.
22/02/24 – Otávio Antunes
Tema: “Técnicas de Debate”
Domínio da arte do debate.
27/02/24 – Marcos Coimbra
Tema: “Eleições Municipais 2024”
O que as pesquisas estão indicando para as eleições municipais.
29/02/24 – Ricardo Stuckert
Tema: “Fotografias que Constroem Narrativas”
O poder das imagens nas campanhas políticas.
05/03/24 – Antoni Gutiérrez-Rubí
Tema: “Comunicação Pré-Política”
O impacto da pré-política na comunicação no ambiente midiático e digital.
07/03/24 – Aula Destaque com a Deputada Maria do Rosário
Tema: “Mulheres na Política”
Estudos de casos de candidatas, assessoras e eleitoras.
12/03/24 – Encerramento do curso e formatura com a presença do Secretário de Comunicação e Deputado Federal Jilmar Tatto e do Ministro-chefe da SECOM e Deputado Federal Paulo Pimenta.
Este curso promete ser uma oportunidade única para todos os interessados em compreender a complexa e crucial arena da comunicação política. O PT, a Fundação Perseu Abramo, a Escola Nacional de Formação Política, as Secretarias de Comunicação e de Formação Política estão comprometidos em capacitar sua militância e profissionais de comunicação, preparando-os para um futuro eleitoral desafiador e emocionante. Não perca a chance de adquirir conhecimentos valiosos e se destacar na comunicação da política brasileira.