Está disponível a exposição de documentos históricos “Florestan Fernandes 100 anos“, referentes à atuação política do sociólogo Florestan Fernandes durante os anos de 1980 e 1990, coletados a partir dos acervos do Centro Sergio Buarque de Holanda (CSBH) e da TVT (TV dos Trabalhadores).

A Fundação Perseu Abramo também promove, desde 7 de julho, um ciclo de debates em sua homenagem, cujo encerramento será realizado em 4 de agosto, às 19h: Florestan Fernandes – Deputado Constituinte, com a participação de Benedita da Silva, deputada federal e ex-governadora do Estado do Rio de Janeiro pelo PT;  Olívio Dutra, sindicalista, fundador do PT e ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul; Paulo Henrique Fernandes, doutor em Filosofia e professor da Faculdade de Educação da USP. E mediação de Gumercindo Milhomem, professor, fundador do PT e deputado federal constituinte (1987-1990). Assista ao debate neste link.

No dia 22 de julho, Florestan teria completado 100 anos. Ele é um dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros, com destacada atuação política em defesa da classe trabalhadora. Suas contribuições seguem extremamente atuais e importantes para a luta política travada pelos trabalhadores hoje. Comemorar o seu centenário é uma oportunidade de difundir e discutir suas ideias, destacando-se entre elas as relativas à questão étnico-racial no Brasil, sua trajetória como intelectual e pensador sobre o socialismo, seu papel político na resistência à ditadura, na Constituinte e na construção do PT.

 

`