Há várias evidências e provas científicas de que a política ambiental do atual governo brasileiro é voltada à destruição da natureza e das pessoas que dela dependem e nela vivem. Exemplos disso se avolumam. O crime ambiental que assolou Brumadinho (MG) ocorreu há mais de um ano e meio e as famílias atingidas aguardam reparação, enquanto o Inpe vai sendo desmontado.

A tvPT desta sexta-feira, 11 horas, vai tratar desses dois aspectos da questão ambiental brasileira. Para isso, convidou Dulce Maria Pereira, arquiteta e urbanista, professora da Universidade Federal de Ouro Preto; Fernando Morais, engenheiro aposentado do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e dirigente do Sindicato dos Servidores Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial, e Thiago Alves, da coordenação nacional do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens).

Crimes ambientais antigos e recentes permanecem impunes

Créditos: arte FPA

Dulce dedica-se à pesquisa e apresentação de propostas para o ecodesenvolvimento e para as questões sociais relativas à ocupação urbana. Entre tantas tarefas que desempenhou – foi, por exemplo, presidenta da Fundação Palmares (1996 a 2000) e secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (2000 a 2002) – Dulce é especialista na questão dos manejos minerais e integra coletivos como a Rede de Apoio Rio Doce.

Thiago Alves é uma das lideranças do MAB que tem acompanhado de perto a situação das famílias atingidas pelo crime da Vale em Brumadinho e, atualmente, presta assessoria às vítimas em busca de reparação por parte da empresa.

Já o engenheiro eletrônico Fernando Morais, com 44 anos de experiência de trabalho no Inpe, conhece bem o órgão e, como dirigente sindical, tem monitorado as ações do governo federal para alterar a política de vigilância sobre o desmatamento e queimadas nas florestas brasileiras.

A tvPT pode ser assistida ao vivo pelos canais do PT no Youtube e no perfil do partido no Facebook. Todos os programas ficam gravados e podem ser assistidos a qualquer hora após as transmissões.