Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Outubro de 2009. Número 20.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 

  Nilton Cezar Marques Santos. Resgate da história: Partido dos Trabalhadores. São Paulo: Editora STS, 2003. 399 p.

O livro, que o autor chama de “Livro-reportagem”, é o resultado da pesquisa que Nilton Cezar Marques Santos elaborou com a intenção de trazer à tona o crescimento do Partido dos Trabalhadores durante os últimos anos, especialmente na cidade de Mauá. Para ele, este é um processo cheio de contradições e numerosos debates internos que contaram com a participação de personagens ligados aos diversos setores do movimento social e popular. A pesquisa abordou a influência da Igreja, a campanha de 1982, a atuação parlamentar do PT dentre outros momentos históricos até os primeiros anos de 2000.

 

 

 

  Mário Pedrosa. Sobre o PT. São Paulo: CHED, 1980, 115 p.

 

O livro reúne textos de Mário Pedrosa sobre o surgimento do Partido dos Trabalhadores e documentos e resoluções políticas do partido tais como “Carta de Princípios” e “Manifesto do Partido dos Trabalhadores”. Lula abre o livro relembrando que o histórico militante apoiou a fundação do partido, enquanto outros políticos e intelectuais saudaram a iniciativa como simpática, mas inviável pela inexperiência política dos sindicalistas. Sobre isso, Pedrosa deixou nessas páginas uma mensagem para Lula: “Cunha-se assim com a naturalidade das coisas elementares o partido que a consciência proletária de que você e seus companheiros estão imbuídos. Isso é o penhor do futuro: fruto das tradições dos mestres nutrida do sangue dos heróis proletários”.

 

 

 

 


 

Carlos Alberto Furtado de Melo. Imprensa e democracia: A transformação da Folha de S. Paulo e a criação do Partido dos Trabalhadores. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, PUC/SP. 1996. 214 p.
Resumo: “Resumo: "A teoria de que a mídia manipula a sociedade deve ser problematizada. Se é verdade que os jornais são empresas capitalistas e que possuem interesses próprios e nesse sentido buscam controlar o processo social por meio da formação de opinião, é verdade também que não se controla plenamente o resultado desse processo. Esse resultado é condicionado a uma série de elementos que se desenvolvem de um modo conflituoso e disforme. É nesse sentido que foi possível que um jornal da chamada Grande Imprensa tenha contribuído dentro de limites muito claros, como resultado dos seus conflitos internos, para a realização da idéia de um partido ligado às bases dos movimentos populares, arredio à qualquer acordo com as elites que pressuponha a exclusão dessas bases, assim como foi idealizado e construido o Partido dos Trabalhadores. Adota-se o jornal Folha de S. Paulo como caso exemplar dos múltiplos envolvimentos de atores políticos e sociais: jornalistas, proprietários de veículos de informação e políticos, envolvidos com os conflitos e as disputas políticas presentes na sociedade. Dá-se maior ênfase, porém, à análise da dinâmica interna do jornal, a política editorial, além de alguns fatores históricos (externos) como a disputa de poder no interior do regime militar e a eclosão dos movimentos populares na década de 70, tendo em vista a busca de vínculos. Esta ênfase no quadro interno do jornal se deu de maneira que se pudesse demonstrar que as posições políticas dos jornalistas influenciaram na linha editorial da FSP, o que contribuiu para a organização do Partido dos Trabalhadores."”.

 

 

 

OBJETIVA DO CENTRO
 
 

AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Jesus Carlos/CSBH)

Sem legenda

(Vagner Barcelos/CSBH)


Carlos Alberto Caldeira. Volta Redonda

(Sem crédito/CSBH)


Operários em greve no interior da Villares. São Paulo.

 

MEMÓRIA COLETIVA
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 

Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Quem aparece na foto abaixo?

(Eduardo Cota/CSBH)

Lançamento da Chapa 2, na Zona Sul

As pistas devem ser enviadas ao endereço: [email protected]

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.

Para acessar os números passados de CSBH em Notas, clique aqui.

As informações podem ser enviadas para [email protected]
 

ANISTIA 30 ANOS – POR VERDADE E JUSTIÇA

No último dia 28 de agosto, o Centro Sérgio Buarque de Holanda e a Fundação Perseu Abramo lançaram a exposição Anistia 30 anos – Por Verdade e Justiça. Documentos que estão sob a guarda do CSBH foram aqui expostos para relembrar os trinta anos dessa luta no Brasil. A repercussão da exposição foi surpreendentemente boa e o retorno do público proporcionou até mesmo novas doações, como o acervo que já está incorporado ao CSBH enviado por Beatriz Vale Bargieri. Ex-membro do CBA de Piracicaba, Marta Maria Beserra Silveira, também nos ofereceu o material acumulado durante sua trajetória. O CSBH agradece à Beatriz Vale Bargieri e à todos que nos escreveram.

Para conhecer a exposição virtual, clique aqui.
 

Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Melissa Lourenço Machado e Maria Carolina Moraes

Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Dainis Karepovs, Gláucia Cristina Candian Fraccaro, Maria Carolina Moraes, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Wellington Lopes Goés.

`