Relatório da OIT conclui que ser jovem e mulher são duas barreiras na busca de emprego
Ano 4 – nº 335 – 27 de julho de 2016
Mundo do trabalho: dupla barreira para mulheres jovens
Estudo da Organização Internacional do Trabalho discute experiências dos jovens (de 15 a 29 anos) no mundo do trabalho. Com base em pesquisas de transição escola-trabalho (SWTS, sigla em inglês) de 32 países em desenvolvimento (incluindo o Brasil) entre 2012 e 2015, o relatório conclui que ser jovem e mulher são duas barreiras na busca de emprego.
Quanto à questão de gênero, segundo o relatório, em todo o mundo a taxa de participação da força de trabalho de homens jovens permanecem 16 pontos percentuais maior do que a de mulheres jovens em 2014. Se tornar pai/mãe exacerba as lacunas, empurrando os jovens para o emprego e as mulheres jovens para fora do mercado de trabalho. As disparidades de gênero ainda se expressam em taxas de desemprego, taxas de informalidade e níveis de subutilização do trabalho.
O relatório mostra que nem o crescimento econômico ou o aumento do investimento na educação das mulheres por si só podem aumentar a igualdade de gênero. Por exemplo, nas regiões onde as disparidades de gênero na taxa de participação da força de trabalho dos jovens permanecem entre as mais altas (como América Latina e Caribe e no Oriente Médio e Norte da África), a percentagem de mulheres jovens com um diploma de ensino superior supera o de homens.
A igualdade de gênero é benéfica em termos de maior poder de decisão e autonomia para as mulheres e também em termos de redução da fertilidade e maior renda familiar. Também existem evidências para demonstrar como a igualdade de gênero aumenta o crescimento da produtividade.
Para ler mais:
Young and female – A double strike? Gender analysis of school-to-work transition surveys in 32 developing economies leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.