PT e FPA lançam publicação sobre reforma política democrática
Reforma política democrática – temas, atores e desafios foi lançado pela Editora Fundação Perseu Abramo durante a realização do 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), em Salvador (BA).
Organizado por Marcus Ianoni, a publicação oferece artigos de Ana Claudia Chaves Teixeira, André Marenco, Bruno Elias, Bruno P. W. Reis, Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, Clarisse Paradis, Cláudio Gonçalvez Couto, Francisco Fonseca, Gleide Andrade, Henrique Fontana, Jairo NIcolau, João Feres Júnior, Luciana Tabagiba, Luiz Otávio Ribas, Marcello Lavenère Machado, Marcus Ianoni, Maria do Socorro Sousa Braga, Otavio Soares Dulci, Pedro Neiva, Ricardo Gebrim, San Romanelli Assumpção, Sarah de Roure, Tarso Genro, Teresa Sacchet, Vagner Freitas, Wagner Iglecias e Wagner Pralon Mancuso.
A decisão de publicar este livro foi tomada pelo Diretório Nacional do PT poucos dias após a reeleição da presidenta Dilma Rousseff na acirrada disputa eleitoral ocorrida no país.
O objetivo é que a publicação sirva como material de apoio para a campanha nacional do PT por uma reforma política que supere ao menos quatro obstáculos fundamentais que o partido considera necessário eliminar para avançar na democratização do sistema político brasileiro e para seu melhor funcionamento.
Além da introdução, o livro possui mais três partes. A primeira delas aborda as quatro principais propostas do PT para a reforma política que estão contidas no projeto de lei de iniciativa popular encaminhado pela agremiação. A segunda parte apresenta outros temas importantes e atuais no debate da reforma política, além dos que compõem a iniciativa popular legislativa do partido. Em regra, os artigos das duas primeiras partes foram escritos por intelectuais brasileiros das ciências humanas, principalmente cientistas políticos. Por fim, a terceira parte abre espaço para a expressão de alguns dos mais importantes atores envolvidos na luta popular pela reforma política. O temário incluído na obra, embora bastante amplo e representativo, não esgota as matérias que já foram ou ainda são objetos dos debates e ações de reforma política.
De alguma maneira, essa obra (disponível para doawload gratuitamente no portal da Fundação Perseu Abramo) reúne organicamente, para as causas prática e teórica da reforma política como objeto de luta e reflexão, intelectuais e lideranças petistas e da sociedade civil organizada. É um livro militante, mas também crítico, vinculado a um determinado campo ideológico, porém seus autores estão longe de professar um adesismo comprometedor da saudável liberdade de pensamento.
Saiba mais
– FPA lança livro sobre reforma política no 5º Congresso do PT