Evento reúne convidados e público interessado para avaliar o episódio e repercussões sobre a realidade brasileira, dentro do Ciclo de debates Memória da luta antirracista. Iniciativa é da Fundação Perseu Abramo e entidades parceiras.

“30 anos da Marcha Zumbi dos Palmares” terá seminário em SP

Os 30 anos da Marcha Zumbi dos Palmares, celebrados em novembro deste ano, serão tema de seminário no Centro Maria Antônia, em São Paulo, em 9/12. A iniciativa é da Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) e do projeto Reconexão Periferias, junto com entidades parceiras.

O evento, que é o quarto encontro do Ciclo Memória da luta antirracista, é promovido junto com a Associação Nacional de História (ANPUH); o Núcleo de pesquisa e formação em raça, gênero e justiça racial (Afrocebrap); o Projeto Afro memória (Afrocebrap); e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão universitária da Universidade de São Paulo (USP).


PROGRAMAÇÃO – O seminário ocorre das 9h às 18h, organizado em três mesas:

Mesa 1: A mobilização e organização da Marcha Zumbi dos palmares revisitada 30 anos depois. Convidados: Márcia Lima, professora do Departamento de Sociologia da USP e coordenadora-geral do AfroCebrap; Edson Cardoso, militante do Movimento negro, comunicador e jornalista; Vicentinho, deputado federal (PT-SP), professor universitário e advogado; e Simplicio Arcanjo, líder quilombola e um dos fundadores da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas).

Mesa 2: Conquistas e limites: Um balanço das políticas públicas de igualdade racial nos últimos 30 anos. Convidados: Paulo Ramos, coordenador do Projeto Reconexão Periferias (Fundação Perseu Abramo) e do Projeto Memória e identidade do ativismo afro-brasileiro; Martvs Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo do PT; e Marcos Cardoso, militante do Movimento negro e analista de Políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Mediação: Elen Coutinho, economista, diretora da Fundação Perseu Abramo.

Mesa3: 30 anos da Marcha Zumbi dos Palmares: Legados, desafios e perspectivas para o futuro. Convidados: Thayara de Lima, professora de Didática e Prática de ensino de História da UFRJ, integrante da Coordenação nacional do GT Emancipações e pós-abolição (GTEP) da ANPUH; e Juliana Borges, consultora do Núleo de enfrentamento, monitoramento e memória de combate à violência da OAB-SP, conselheira da Iniciativa negra por uma nova política sobre drogas.

Mediação: Amílcar Pereira, diretor de Relações etnicorraciais e pautas antirracistas da ANPUH e professor da UFRJ.

30 ANOS – A Marcha Zumbi contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida: organizado em 20 de novembro de 1995, em homenagem aos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Contou com mais de 30 mil negros, que se reuniram em Brasília para solicitar ao governo federal (gestão Fernando Henrique Cardoso) a implementação de políticas públicas e denunciar o racismo e o preconceito contra a comunidade negra.

Serviço

Seminário “30 anos da Marcha Zumbi dos palmares” (Ciclo Memória da luta antirracista)

Dia: 9/12. Horário: 9h às 18 horas

Local: Centro Maria Antônia, em São Paulo, SP (Rua Maria Antonia, 294 e 258; Vila Buarque)