O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, da Fundação Perseu Abramo (CSBH/FPA), disponibilizou ao público a partir desta quinta-feira, 4 de abril, a atualização do Repertório Virtual Marcos das lutas e das conquistas do combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e nas memórias da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR/PT).

O projeto foi realizado com o fomento da Iberarquivos, iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento ao acesso, organização, descrição, conservação e difusão do patrimônio documental, que busca contribuir para o crescimento do Espaço Cultural Ibero-americano. O CSBH/FPA foi contemplado, em 2022, pela XXIV convocatória de apoios a projetos arquivísticos do Programa Adai (projeto nº 2022/007).

A partir dessa parceria, foi possível multiplicar as ações em relação ao acervo da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo sob a guarda do CSBH, ampliando o número de documentos organizados, digitalizados e disponíveis ao público, bem como realizar oficinas com os com a participação da Secretaria Nacional e estaduais para incorporação de novos documentos, e ainda, realizar um projeto de história oral com seus integrantes, como forma de enriquecer o acervo e o registro da memória de luta dos militantes e da SNCR.

O rico resultado deste trabalho é apresentado agora ao público, por meio da atualização do Repertório Virtual. Navegue e acesse a documentação, cronologias, fotografias, cartazes e audiovisuais que o CSBH e Iberarquivos trazem ao público.

`