A Fundação Perseu Abramo e o Partido dos Trabalhadores do Amazonas realizaram, no dia 30 de outubro, em Manaus, o Seminário “COP30 e o Desenvolvimento da Amazônia – Edição Manaus”, que contou com a presença do presidente da FPA, Paulo Okamotto. O evento teve como objetivo promover reflexão e diálogo sobre os desafios, soluções e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

O seminário reuniu especialistas e lideranças políticas para discutir caminhos voltados a um modelo de desenvolvimento com justiça social e protagonismo regional. A programação incluiu debates com nomes de destaque, como a socióloga Marilene Corrêa, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o deputado estadual Sinésio Campos, e o pesquisador do IPEA Pedro Silva Barros.

Além do seminário, a agenda de atividades incluiu reunião com dirigentes e lideranças do PT no Amazonas, no Auditório Presidente Lula, localizado na sede estadual do partido. Em seguida, foi gravado o podcast “Fala PT”, no estúdio da própria sede.

O ponto alto da programação aconteceu às 18 horas, com o Seminário COP30 e o Desenvolvimento da Amazônia – Edição Manaus, no Auditório Pedro Henrique Júnior, no Palacete Provincial, situado na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus.

A iniciativa reforçou o compromisso do partido com o debate sobre políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao papel estratégico da Amazônia na agenda climática mundial, especialmente diante da realização da COP30 em 2025, em Belém (PA).

Fotos da galeria: Paulo Moura