A Fundação Perseu Abramo se soma aos milhões de brasileiras e brasileiros em repudio à ingerência de Donald Trump contra o Brasil. O ataque a nossa soberania e a nossa democracia, contra a atuação do Supremo Tribunal Federal Brasileiro e contra a economia revela a visão imperial é fruto de uma visão imperial adotada pelo atual ocupante da Casa Branca. 

A soberania nacional é inegociável: esta é a posição do governo brasileiro e do bravo povo brasileiro. 

Repudiamos também a forma desavergonhada em que agentes públicos vem se expressando nas mídias, agindo como é das suas naturezas a vassalagem e a submissão aos interesses estrangeiros. 

O que está em jogo é a respeitabilidade adquirida pelo Brasil no concerto das nações. A supremacia do interesse público acima das disputas conjunturais, e a caracterização cristalina de que o Brasil é dos brasileiros, não cabendo a nenhuma potência estrangeira determinar o destino da nossa pátria. 

Por isso nos solidarizamos com nota pública do Presidente Lula e sua firme decisão de não se curvar aos arreganhos autoritários. 

Ao curvar-se aos interesses de uma potência estrangeira, mesmo quando ela aumenta e prejudica sua própria base social a extrema direita mostra a sua cara. Nunca foram patriotas e para eles jamais o Brasil esteve acima de tudo e de todos. 

Portanto, juntamente com o Partido dos Trabalhadores conclamamos aos militantes, simpatizantes e amigos que engrossem as manifestações convocadas pelo movimento social contra o fim da escala 6X1, a tributação dos bilionários e a defesa do Brasil. 

Seguiremos firmes na luta contra a desigualdade social, pelo fim da escala de trabalho escorchante e por mais justiça tributária. 

Viva o Brasil! 

Diretoria Executiva da Fundação Perseu Abramo