Em entrevista ao projeto Reconexão Periferias, a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, a petista Tainá de Paula, fala sobre os projetos pioneiros e medidas que estão sendo tomadas para enfrentar os problemas ambientais e climáticos, antigos e novos, da Cidade Maravilhosa.

Arquiteta e urbanista, vereadora eleita pelo PT em 2020 e integrante do governo Eduardo Paes, Tainá discorre sobre ocupação urbana, reflorestamento e diminuição das emissões de CO2.

Ela aponta também novas formas de lidar com os efeitos do aquecimento global, como o projeto de educação ambiental nas escolas e o envolvimento das populações das periferias no trabalho de preservação de matas e florestas. Para ela, das periferias podem vir algumas das mais importantes ferramentas para o futuro da cidade.

Destacando a importância das opções político-ideológicas na preservação do Brasil e do planeta, Tainá lembra que o poder miliciano é, hoje, um dos mais perversos causadores da destruição ambiental no Rio de Janeiro e que as eleições deste ano e de 2026 podem ser decisivas para a mudança do quadro atual.

`