No início dos anos 1980, iniciei a militância política no Pará. Recebi aulas de militantes da Teologia da Libertação que guardo até hoje. Uma delas foi: “quem domina a economia, dominará também a política”.
Ouvi um trecho da “entrevista” (porque as aspas? Depois eu explico) de Lula à rádio gaúcha, cujo tema era “A Argentina está quebrada, colocar dinheiro lá não é ruim para o Brasil?”
Lula: não vamos doar dinheiro para a Argentina, vamos emprestar dinheiro para empresas brasileiras fazerem negócios com a Argentina como com qualquer país. A China está pronta pra emprestar para qualquer país, inclusive o Brasil. Se o Brasil não entrar nestes negócios, a China entrará sozinha. Só vamos doar dinheiro para os pobres do Brasil.

Depois desta entrevista,
Assisti a um trecho da entrevista de nosso companheiro Quaquá, Deputado Federal/PT/RJ, debatendo com um Deputado bolsonarista sobre Foro de São Paulo na CNN…
O bolsonarista tentou ligar o Foro a uma orcrim.
Quaquá deu-lhe na moleira: vamos FALAR DE NEGÓCIOS! A extrema direita brasileira é a mais burra das ideologias. É uma serviçal da Burguesia norteamericana e incapaz de observar que na América Latina, Caribe, África do Sul e Sul da Ásia corre um oceano de oportunidades de excelentes negócios.

Falando de negócios,
A China é o maior comprador de milho do mundo. Seu maior fornecedor deste produto são os EUA seguido do Brasil (China comunista e EUA capitalista).
Semana próxima passada, o governo chinês anunciou a possibilidade de reduzir a compra de milho dos EUA e aumentar a compra do Brasil. Por qual motivo?
Simples, a qualidade do milho é igual. Porém, o preço do milho brasileiro é mais barato.
Sério? Mas, a China é comunista, os EUA são capitalistas e o Brasil do Lula que é um comunista, a China está fazendo isso pelo simples fato das relações de amizade com o Lula?
Não!
A China está fazendo NEGÓCIOS! Bons negócios com o Brasil e com todos os países que queiram participar destas rodadas. Isto sim está mexendo com a Geopolítica Mundial. Se Bolsonaro quisesse teria feito bons negócios com a China também. A China afirma que não irá se intrometer nas questões internas de outros países (diferentemente de certos países).

Já os EUA…
Desde o final do século XIX até agora já fizeram quase trezentas guerras de invasão. Todas elas feitas sob o pretexto de “combate à corrupção, combate às drogas e combate ao terror”. Quando na verdade eles promovem estas desgraças todas com a finalidade de dominar, sabotar, subornar, pilhar e impor o caos a todos os países que eles vitimaram nestas guerras ( é só lembrar do Iraque, Líbia, Síria entre tantos).
A China e a Rússia são as bolas da vez tendo como boi de piranhas a pobre coitada da Ucrânia. Essa ‘guerra’ é pretexto para a tentativa dos EUA/OTAN cercar e destruir a Rússia e logo após a China.

O que está mesmo em jogo?

  • A China, se revelou ao mundo como a segunda maior potência econômica e tecnológica e segundo Xi Jinping, já se preparando para assumir a liderança mundial em 2049, centésimo aniversário da Revolução Socialista liderada por Mao Tse Tung. Porém, alguns analistas dizem que o ano será já em 2030.
  • A Rússia se revelou ao mundo como sendo a maior potência bélica.
  • O BRICS já é o segundo bloco econômico, tecnológico e militar.

Juntando tudo isso,
A China e a Rússia, aproveitando-se da guerra ‘na’ Ucrânia e da tentativa de bloqueio econômico feito pelos EUA/OTAN/União Europeia/G7 (parece que são a mesma coisa), contra a Rússia e qualquer país que tentasse fazer NEGÓCIOS com a Rússia, resolveram fazer um CONTRA-ATAQUE:
DESDOLARIZAR a economia não apenas as suas, também do mundo…. Urra!

E o que isso significa?
Simples,
Os EUA, após a segunda guerra mundial, impuseram ao mundo que todas as transações econômicas entre os países seria em dólar a partir daquele momento, sendo o ouro a garantia para tanto dinheiro em papel. E isto foi feito. Porém…

Em 1970,
Os EUA resolveram por conta própria, CANCELAR o ouro como lastro do dólar.
Ou seja,
A partir dali, o dólar é apenas um pedaço de papel que serve para duas coisas: financiar o insaciável consumismo da elite branca dos EUA e o ‘Estado de Bem Estar’ da Europa e o pior, é arma principal dos EUA para fazer os tais bloqueios econômicos contra seus desafetos. Veja a situação da Venezuela, Cuba e outros.

Voltemos ao caso China/Rússia/BRICS,
Diante deste quadro a China e a Rússia propuseram ao mundo DESDOLARIZAR suas economias! Esse chamado foi ouvido e entendido por todos. E está sendo atendido por muitos.
E mais…
Quase todos os chefes de estado da América Latina, do Caribe, da África, Ásia e Oriente Médio estão ‘hablando’ sobre isso.
A Rússia disse: nem precisaremos de outra moeda para substituir o dólar, vamos trabalhar com nossas moedas atuais usando como lastro os próprios produtos e riquezas naturais que possuímos. Exemplo: quando o Brasil comprar da Rússia pagará em sua moeda, o Real. Quando a Rússia comprar do Brasil, pagará em sua moeda, o Rublo. Que tal?

A proposta foi tão bombástica que até a Arábia Saudita, amiga de primeira hora dos EUA já aceitou e já está comercializando seu Petróleo com a China desta forma. Lembrar ainda que: 33 países já estão solicitando entrar no Bloco do BRICS e até a França pediu para participar da reunião do BRICS marcada para agosto (Rússia e África do Sul disseram um sonoro NÃO a Macron). Viu?
A desdolarização é tão bombástica que Senadores e Deputados do Congresso dos EUA já falaram na tribuna: “se todos os países abandonarem o dólar, este voltará aos EUA sem valor algum”. Sim, mas o dólar já não tem valor algum desde 1970. Sempre foi usado como arma de especulação e dominação.

Então vamos tentar deduzir:
Se, todas as guerras, bem como todos os golpes de estado promovidos entre a segunda metade do século XIX até o presente momento, foram ENCOMENDADOS, PLANEJADOS e EXECUTADOS, por interesses Políticos e Geopolíticos da elite branca que comanda os EUA/OTAN/G7 (1% da população),
Se, este novo modelo de Ordem Mundial proposto por China/Rússia/BRICS/Outros terá como base: a não intromissão nos assuntos internos dos países, a paz e o combate à pobreza, a solidariedade entre os povos, a troca de conhecimento científico e tecnológico e principalmente os bons NEGÓCIOS, num jogo de ganha-ganha… Podemos deduzir que não haverá mais guerras nem golpes de estado, nem invasões de países e seus territórios? Então teremos definitivamente a Paz? Os povos poderão prosperar? Não haverá mais fome nem a miséria?
Então esse negócio é bom. Aliás, este NEGÓCIO é muito bom. Podemos deduzir ainda que vamos tirar dinheiro da guerra e colocar para o povo, para seu conforto e bem viver? Caramba! Mas… isto não é o que prega o cristianismo? Que este é o Projeto de Deus?

E o mais interessante,
Lula está no centro deste debate, o Brasil está no centro deste debate.
Vamos pegar essa onda, o Brasil precisa pegar essa onda…
Lula prepara o Brasil para este jogo. Primeiro, o dever de casa: cuidar de seu povo com os atendimentos básicos de superação de miséria, cuidar bem dos serviços e avançar fortemente na economia.
Na economia:

  • Investir meio trilhão de reais na agricultura empresarial e familiar,
  • Ampliar as exportações para todos os países,
  • Criar o PAC 3, Plano de Aceleração do Crescimento com investimentos de 1 Trilhão de reais para recuperar, modernizar e ampliar a infraestrutura e a indústria do Brasil,
  • Recompor a rede de Universidades e Centros de Pesquisa e Inovação,
  • Recuperar a autoestima de nosso Povo: Cultura, Emprego, Renda, etcetera,
  • Preparar o Brasil para voltar a seu posto de sexta (ou quinta) maior potência econômica do mundo muito em breve,
    Este é sem dúvida alguma o melhor NEGÓCIO para o Brasil e como disse Lula em sua ‘entrevista’ à rádio gaúcha: ‘o Brasil jamais será grande se a América Latina for pequena.

Sibá Machado, geógrafo e militante do PT.

`