“Se muito vale o já feito, mais vale o que será”, como cantou Elis Regina, nestes 27 anos a contribuição da FPA foi inestimável e, por isso mesmo, baseado nos desafios históricos que já enfrentou, que o seu papel neste momento é ainda mais importante.

Neste dia 5 de maio, quando completa 27 anos de existência, é fundamental lembrar que a Fundação Perseu Abramo vem cumprindo tarefas importantes não apenas para o Partido dos Trabalhadores, mas também para os setores progressistas, de esquerda e para a sociedade brasileira como um todo. Nessas quase três décadas, a FPA tem se dedicado a preservar a história, analisar o presente e pensar o futuro. Sempre enfrentando as emergências de cada período, reunindo lideranças e quadros históricos do PT, promovendo o diálogo entre intelectuais brasileiros e estrangeiros de diversas linhas de pensamento, que é a sistematização do conhecimento produzida pelos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras que tem como objetivo transformar a nossa realidade social.

Estar à frente de uma instituição que já prestou tantos serviços e que carrega o nome de uma grande figura como Perseu Abramo, com quem tive o prazer de trabalhar na construção deste partido, é uma grande honra e também um importante compromisso. O Partido dos Trabalhadores voltou a governar o Brasil depois de um período sombrio.. Os protagonistas do obscurantismo e da mentira foram derrotados nas urnas, mas seguem atuando e têm base social. Por isso, caberá à Fundação Perseu Abramo, uma das maiores entidades partidárias desse país, se não a maior, exercer um trabalho de excelência para formar novos militantes, simpatizantes e novos quadros para ajudar o PT a fazer o debate com a sociedade e, principalmente, com os setores que se afastaram de nós nesses últimos anos motivados por mentiras e discursos de ódio.

Saúdo todos e todas que ajudaram a construir essa potente entidade e conclamo nossos companheiros e companheiras a colaborarem com as novas tarefas que estão colocadas para esse período inédito e fundamental da história brasileira.

Vida longa à Fundação Perseu Abramo!

`