No dia 08 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher. A Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política está lançando o Repertório Virtual Muito prazer, mulheres do PT! como parte das comemorações políticas para esta data.

Temos a satisfação de disponibilizar o repertório da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, cujo acervo se encontra sob a custódia do CSBH. Apresentamos, por meio de textos, cronologias, imagens e audiovisuais, um roteiro dos debates estabelecidos sobre a luta das mulheres no PT, com os movimentos sociais e na sociedade brasileira. Torna público, também, uma seleção de documentos que registram políticas públicas e ações legislativas aprovadas a partir dos anos 1980, com a redemocratização do Estado e a promulgação da Constituição de 1988.

A ausência de mulheres na política foi e continua como desafio a ser enfrentado. A história das mulheres no Brasil é marcada por lacunas e silêncios. No entanto, dentro do Partido dos Trabalhadores, elas exerceram forte protagonismo que extrapolou os limites partidários e impulsionou avanços em prol da igualdade de direitos na sociedade brasileira até os dias de hoje. A participação das mulheres petistas é de grande contribuição tanto para fortalecimento da democracia no interior partido, como referência para a esquerda brasileira.

O papel desempenhado pelo PT, por meio da inovação de suas práticas de ampliação do espaço de participação das mulheres, escapa seu âmbito específico para servir de exemplo para sociedade brasileira. Os debates propostos e pautados certamente contribuíram para que fosse possível o Brasil eleger sua primeira presidenta em 2010, reeleita em 2014. É nessa esteira que lançamos aqui este Repertório, que busca contruibuir no registro dessa memória de luta das mulheres.

Este trabalho integra o terceiro repertório do Projeto Memória dos Setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT), lançado em julho de 2022, com o trabalho intitulado Das lutas pela redemocratização do país à Secretaria Nacional LGBT do PT.  O segundo repertório foi Marcos das lutas e das conquistas de combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e nas memórias da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR/PT). O Projeto Memória dos Setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT) pesquisa, organiza, informatiza, digitaliza e divulga os acervos sob a custódia do CSBH/FPA. E os Repertórios Virtuais constituem-se num importante instrumento de pesquisa destinado a pesquisadores e pesquisadoras, acadêmicos ou não, e ao público em geral.

Clique e navegue pelo conteúdo!

`