A FPA reuniu neste espaço uma coletânea de artigos publicados no portal e na revista Teoria e Debate, extratos de pesquisas e publicações da Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA) para subsidiar e fomentar o debate sobre desafios das mulheres e da sociedade.

Questões como preconceito, participação política, mercado de trabalho, sexualidade entre outros, são temas presentes nesses materiais.

“Pela vida das mulheres”, “democracia, território e direitos”, “sem anistia para golpistas”, “pelo fim da fome”, “na rua contra o fascismo” são alguns dos eixos das manifestações do dia internacional de luta das mulheres que acontecem nesta quarta-feira (8) em todo o Brasil.

Alguns artigos publicados no portal FPA

Dez anos de políticas para as mulheres, Eleonora Menicucci
Índia: ‘Temos que defender o direito das mulheres sem medo!‘, Kavita Krishnan
Mais mulheres nos espaços de poder e decisão, Ana Rita
80 anos do direito de voto feminino no Brasil, por José Eustáquio Diniz Alves
Para ministra, autonomia é direito essencial para mulher se desenvolver plenamente – Entrevista com Eleonora Menicucci, por Luciana Lima
Enfrentando as desigualdades pela autonomia das mulheres, por Maria Betânia Ávila

Artigos publicados na Teoria e Debate

Caminhos do feminismo popular na América Latina

Mulheres: trabalho e movimento

Avanços e fragilidades no caminho da despatriarcalização do Estado, Nalu Faria
Memória: Maria Augusta Capistrano, por Valter Pomar e Waldeli Melleiro
Cinco anos de Lei Maria da Penha, por Wânia Pasinato
A paridade não é uma vitória isolada, por Iriny Lopes
O legado de Beth Lobo, por Didice Godinho Delgado (resenha do livro A classe operária tem dois sexos)

8M: Fundação Perseu Abramo e a luta das mulheres

Alguns artigos em livros da EFPA

Feminização da velhice, por Anita Liberalesso Neri, no livro “Idosos no Brasil: Vivências, desafios e experiências na terceira idade“, de Anita Liberalesso Neri (org.) – co-edição EFPA, SESCSP e SESCNacional – pag. 47-64
Reflexões sobre a transversalidade de raça e gênero nas políticas públicas, por Matilde Ribeiro, no livro “As políticas de igualdade racial: reflexões e perspectivas“, de Matilde Ribeiro (org.), co-edição EFPA, Friedrich Ebert Stiftung e SNCR-PT – pag. 51-68
O protagonismo das mulheres negras no processo de luta pela igualdade étnico-racial, por Benedita Souza da Silva Sampaio, no livro “As políticas de igualdade racial: reflexões e perspectivas“, de Matilde Ribeiro (org.) – pag. 99-104
Parque Industrial, por Patrícia Galvão (Pagu), no Capítulo A insurreção de 1935 no Brasil do livro “O marxismo na América Latina – uma antologia de 1909 aos dias atuais“, de Michael Löwy (org.), 3ª edição ampliada – pag.127-128.
A classe operária temd ois sexos, de Elisabeth Souza-Lobo, no capítulo Novas Tendências do livro “O marxismo na América Latina – uma antologia de 1909 aos dias atuais“, de Michael Löwy (org.), 3ª edição ampliada – pag. 509-514

 

Pesquisa de Opinião

Mulheres brasileiras nos espaços público e privado – Núcleo de Opinião Pública/ FPA – 2010 – Ampliação da pesquisa realizada em 2001 “A mulher brasileira nos espaços público e privado”. O livro com análises dos resultados apresentados por esta nova pesquisa deverá ser lançado em 2012, numa co-edição EFPA e SESC-SP.

– Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na 3ª Idade, realizada pela Fundação Perseu Abramo e pelo Nacional e SP, investigou as percepções de idosos e idosas em relação ao envelhecimento e ao contexto social em que estão inseridos, além de ouvir os jovens brasileiros sobre a velhice e o envelhecimento.

 

Livros

Revista Perseu nº 7, Centro Sérgio Buarque de Holanda – Dossiê Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho

 

A publicação do Centro Sérgio Buarque de Holanda, apresenta nesta edição estudos sobre as ações e as percepções das mulheres na militância política, no trabalho e na sociedade, com estudos de Lilian Back, Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Soraia Carolina de Mello e Benito Bisso Schmidt. Na seção “Documentos”, uma coletânea de artigos, resoluções e teses produzidos pelas mulheres no PT, além de reproduções de cartazes e fotografias.

 

Renée France de Carvalho – Uma vida de lutas, Marly de Almeida Gomes Vianna, René Louis de Carvalho e Ramón Peña Castro (Orgs.)

 

O livro reúne as memórias de Renée France, militante de esquerda e companheira de Apolonio de Carvalho, desde sua infância na França, sua formação comunista na família, passagens de atuação engajada na Resistência francesa durante a 2ª Guerra Mundial, a vinda para o Brasil, e a militância na clandestinidade no Partido Comunista até chegar na colaboração com a formação do PT.

 

A classe operária tem dois sexos – Trabalho, dominação e resistência, de Beth Lobo

 

Esta obra apresenta uma reflexão apaixonada e invulgar de Beth Lobo sobre as relações entre gênero e classe social, gênero e ação política. Frutos de mais de uma década de pesquisa universitária e militância política, os ensaios reunidos neste livro são o retrato de uma intelectual de rara coragem e inteligência.

 

Gênero, Patriarcado, Violência, de Heleieth Saffioti (Coleção Brasil Urgente)
Gênero, patriarcado, violência analisa este problema social, utilizando o conceito de patriarcado como elemento central para esclarecer o debate e abrir novas perspectivas de entendimento da questão. Heleieth Saffioti, uma das mais respeitadas estudiosas do assunto, nos proporciona um olhar instigante sobre a violência contra mulheres, mostrando como ela espelha também a opressão masculina.

 

Mulher e política: Gênero e feminismo no Partido dos Trabalhadores, de Ângela Borba, Nalu Faria e Tatau Godinho (Orgs.). O livro apresenta a história, a experiência e as reflexões de mais de 15 anos de lutas e de organização das mulheres no Brasil, desde o final do regime militar aos dias atuais.  Está esgotado para vendas, mas diponível para download na Biblioteca Digital