O curso ‘História e Política – Formação de lideranças de esquerda’, da Fundação Perseu Abramo, foi o tema do Pauta Brasil na última sexta-feira, com uma aula sobre “Integração, desenvolvimento e soberania”. O programa foi mediado pela jornalista Rose Spina e teve as participações do ex-ministro de Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim e de Camila Moreno, da Comissão Executiva Nacional do PT.

Camila Moreno abriu a exposição dizendo que após o desastre do governo Bolsonaro na política externa, o mundo volta novamente os olhos para o Brasil. E que a esperança é de que em 2023 o país recupere seu papel de liderança, sua soberania, e que este foi o tom do discurso do ex-presidente Lula no dia 7 em São Paulo, com destaque para o resgate da soberania e da a política externa ativa e altiva que levaram o Brasil à condição de protagonista no cenário internacional.

Celso Amorim disse que Lula, em sua fala, mostrou como o exercício da soberania se inclui no dia a dia das pessoas. Como manter a soberania sobre o petróleo e a energia se reflete na conta de luz, no preço do gás e na segurança alimentar, entre outras. E falou que um dos temas em pauta na política externa é a integração da América Latina. “O mundo de hoje é extremamente complexo, e mesmo países grandes como o Brasil deve pensar na integração para termos a força de um bloco. Diante de um mundo que tem os Estados Unidos, a China, ambos com o peso de um bloco, a União Europeia, a Rússia e outras regiões do mundo que se organizam desta maneira, isso é essencial”, afirmou.

A aula está disponível neste link.

`