A Fundação Perseu Abramo está disponibilizando o curso “História e Política: Formação de Lideranças de Esquerda”. Um grande apanhado sobre as lutas de resistência ao longo da história até a atualidade. Terra, trabalho e liberdade são sonhos inconclusos que perseguimos tenazmente ainda hoje. Este curso oferece uma formação sólida para que as lideranças de esquerda possam interpretar o passado, transformar o presente e construir o futuro que sonhamos.

As aulas oferecem pistas, informações, caminhos metodológicos para que cada um possa interpretar a realidade da luta popular e desvendar os mecanismos de hegemonia da classe dominante. Conhecer a ideologia dos dominantes implementada no decorrer da história é condição fundamental para que tenhamos uma massa crítica capaz de protagonizar transformações profundas e radicais urgentes, e mudar a realidade em que vivemos.

O curso fornece vivências práticas, acadêmicas e institucionais que delineiam a história e desnudam o valor da política para a manutenção ou transformação da ordem. O desvendar das forças oponentes possibilita a superação do capitalismo e suas iniquidades.

FORMATO DO CURSO

O curso se estende por pouco mais de 4 meses, com aulas gravadas lançadas semanalmente, e aulas assíncronas, conforme programação abaixo. Após o lançamento dia 23 de fevereiro, as aulas serão liberadas semanalmente a partir do dia 16 de março, por módulos. As aulas, com duração média de até 25 minutos, estão divididas em 14 módulos. O curso totaliza 50 aulas, entre gravadas e ao vivo, e serão disponibilizadas na plataforma EAD da FPA para que possa assistir quando desejar. Para aqueles que concluírem o curso, será oferecida certificação.

Para assistir as aulas, acesse: https://youtube.com/playlist?list=PLtsJqckMj3D5SO5JMUbQ0C2Y37a17aW9n&si=RjYRBLVgYIcZArZ2

PROFESSORES

O conjunto de professores é plural, tanto pela formação e experiências, quanto pelas áreas de pesquisa e atuação. Todos têm sólida formação e imenso comprometimento com as causas populares. A coordenação cabe ao sociólogo, mestre e doutorando em Ciência Política, Jorge Branco e a supervisão é de Julian Rodrigues professor e jornalista, sob a direção de Jorge Bittar.

Alguns professores confirmados, são: Dandara Tonantzin, Lincoln Secco, Eduardo Cunha, Gilberto Carvalho, Gilberto Maringoni, Valério Arcary, Darlan Montenegro, Diogo Fagundes, Luis Dulci, Misa Boito, José Reinaldo, José Dirceu, Carolina Corrêa, José Genoino, Tatiana Beringer, Juliane Furno, Francisco Prandi, Breno Altman, Ronaldo Barros, Camila Andrade, Muryatan Barbosa, Joaquim Soriano, Selma Rocha, Monica Valente, Camila Moreno, Armando Boito.

A TEMÁTICA

Marcada pela diversidade e pluralidade de sujeitos, a história está relacionada diretamente à cada momento específico da implantação do capitalismo e as formas específicas da dominação que a burguesia exerce. Alternando entre ditaduras e democracias liberais, diferentes modelos econômicos, diferentes frações da burguesia se sucederam nos blocos de poder impondo às trabalhadoras e aos trabalhadores processos cujo objetivo era a exploração do trabalho e das riquezas nacionais.

Esta é a história hedionda da escravidão que produziu a maior diáspora forçada da história da humanidade. Esta também é a história da apropriação criminosa das terras dos povos originários deste continente. Esta é a história de expropriação do trabalho dos operários. Esta é a história da obstrução e subtração de direitos à igualdade, ao reconhecimento e à justiça a que são submetidos os trabalhadores.

A dominação, contudo, sempre foi enfrentada, questionada e em determinados momentos rompida pela luta do povo, sempre com altivez e heroísmo. A história brasileira é feita de esforços de organização e luta por direitos que custaram a liberdade e a vida de milhares. É história de João Cândido, de Carlos Marighela, de Chico Mendes. Esta é a história de Sepé Tiarajú, Ganga Zumba e Zumbi, da Maria da Penha, de Anita Garibaldi. Esta história feita de gentes e suas organizações, seus partidos, seus sindicatos, suas associações, seus movimentos. É feita também, por governos, como de Lula, Dilma e Jango. Foi feito também nos governos locais e estaduais que deram as pistas de como se pode, efetivamente, alterar as condições de vida do povo trabalhador.

PROGRAMAÇÃO

23/02 – Lançamento – Apresentação do curso e aula inaugural

16/03 – Módulo 1 – O legado das primeiras lutas operárias e a construção da esquerda no Brasil

Aula 01 – Anarquistas, sindicalistas e as greves: as primeiras lutas do século XX

Aula 02 – PCB – do nascimento ao golpe de 1964

Aula 03 – Fragmentação, luta armada e desarmada, resistência à ditadura

23/03 – Módulo 2 – Da luta contra a ditadura ao governo: a construção do PT

Aula 04 – Das greves à Constituinte

Aula 05 – O programa democrático e popular: e as campanhas eleitorais

Aula 06 – O neoliberalismo no Brasil

Aula 07 – Dos anos 1990 à vitória presidencial

30/03 – Módulo 3 – Os governos Lula e Dilma: legado de transformações e os obstáculos

Aula 08 – O cenário encontrado por Lula em 2003

Aula 09 – O bloco no poder

Aula 10 – Os impasses e soluções estratégicas e táticas

Aula 11 – A Política internacional

Aula 12 – As conquistas sociais: trabalhadores no orçamento

Aula 13 – O desmonte após o golpe de 2016

06/04 – Aula Síncrona 1 – O impacto do PT

13/04 – Módulo 4 – Desenvolvimento, transição ecológica e nova economia

Aula 14 – A desindustrialização e os novos paradigmas para a economia sustentável

Aula 15 – A transição ecológica

Aula 16 – A governança ambiental

20/04 – Módulo 5 – Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil pós-Bolsonaro

Aula 17 – As reformas estruturais no Brasil

Aula 18 – A reforma democrática do Estado

Aula 19 – As bases do Plano de Reconstrução do Brasil

Aula 20 – Justiça, igualdade e direitos humanos

Aula 21 – Comunicação, democracia e liberdade

Aula 22 – Emprego e desenvolvimento

27/04 – Aula Síncrona 2 – Integração, desenvolvimento e soberania

04/05 – Módulo 6 – A nova direita, crise mundial e o golpe

Aula 23 – O bolsonarismo: aliança neoliberal e neofascista

Aula 24 – Lava Jato, lavajatismo e o papel dos EUA

Aula 25 – Militares e o poder político

11/05 – Módulo 7 – A causa da emancipação: feminismo, antirracismo, liberdade sexual

Aula 26 – Capitalismo e a luta contra as opressões

Aula 27 – Feminismo socialista e interseccional

Aula 28 – Racismo estrutural

Aula 29 – A luta LGBTI: liberdade de gênero e orientação sexual

18/05 – Aula Síncrona 3 – Programa para um governo de reconstrução nacional

25/05 – Módulo 8 – Fundamentos do pensamento crítico: instrumentos para análise

Aula 30 – Conceitos fundamentais do marxismo

Aula 31 – Dominação, hegemonia e Estado

01/06 – Módulo 9 – Correntes contra hegemônicas e reformistas

Aula 32 – Anarquismo

Aula 33 – Cristianismo social

Aula 34 – Trabalhismo, social-democracia e nacionalismo

08/06 – Módulo 10 – História das revoluções e transformações

Aula 35 – As revoluções burguesas

Aula 36 – As revoltas operárias e a Revolução Russa – primeira onda revolucionária

Aula 37 – Revoluções na periferia e no centro capitalista –as revoltas do século XX. China, Vietnam

Aula 38 – Neocolonialismo e resistência: as revoluções anticoloniais e nacionalistas

15/06 – Aula Síncrona 4 – A revolução dos nossos Dias

22/06 – Módulo 11 – Imperialismo, globalização, neocolonialismo e resistências: panorama histórico

Aula 39 – Imperialismo e globalização: a dinâmica da concentra

Aula 40 – O protagonismo chinês: política e economia

Aula 41 – A política externa de Bolsonaro, a atualidade das relações internacionais brasileiras

29/06 – Módulo 12 – As veias abertas da América Latina – dependência, periferia e as experiências soberanas

Aula 42 – Teoria da dependência e subdesenvolvimento

Aula 43 – A formação dos estados nacionais e as teorias latino americanas

Aula 44 – As revoluções na América Latina e a revolução cubana

Aula 45 – Altivismo e soberania na América do Sul: governos progressistas e integração regional

06/07 – Módulo 13 – África: opressão e independência

Aula 46 – A história da África

Aula 47 – As guerras de libertação nacional

Aula 48 – Os desafios contemporâneos do continente

13/07 – Módulo 14 – A formação do Brasil e a resistência indígena, negra e popular

Aula 49 – História das insubmissões populares no Brasil I: da invasão portuguesa à Proclamação da República

Aula 50 – História das insubmissões populares no Brasil II: da Revolução de 1930 à Redemocratização

Aula 51 – Resistência Indígena

Aula 52 – O legado africano no Brasil: cultura, identidade e resistência

20/07 – Aula Síncrona 5 – Um país democrático e justo

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