Pandemia na Cinemateca e no cinema nacional
Recentemente protestos, atos e manifestos têm mostrado à sociedade os riscos que sofre a Cinemateca Brasileira, instalada em São Paulo. Para falar sobre a pandemia que aflige o cinema nacional e a própria Cinemateca, a tvPT conversa nesta quinta-feira, 17 de junho, a partir das 19h, com Luciana Rodrigues, Rubens Rewald e Tata Amaral.
A Cinemateca é a mais antiga instituição de cinema do Brasil, responsável pela preservação do maior acervo audiovisual da América Latina. Exerce também atividades de restauro e preservação da produção cinematográfica nacional, cujo acervo conta com cerca de 245 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais.
Possui registros raríssimos, como a coleção de imagens da extinta TV Tupi, primeira emissora brasileira, inaugurada em 1950, que a instituição herdou em 1985 – são 180 mil rolos de filmes em 16 milímetros com reportagens históricas dos telejornais da época.
Desde março de 2018, a Cinemateca não é controlada diretamente pelo governo federal. Atualmente, a instituição é administrada pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), uma organização social vinculada ao Ministério da Educação.
A instituição já não recebe mais recursos do Executivo federal. Da previsão orçamentária de treze milhões de reais para 2019, por exemplo, foi repassado apenas sete milhões à Acerp. Neste ano, nenhum foi disponibilizado à organização, que tem usado a própria economia para manter a Cinemateca.
Luciana Rodrigues é coordenadora da Pós-Graduação em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais da FAAP e professora na mesma instituição. É parecerista da Ancine, colaborou na criação e foi presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.
Rubens Rewald é professor doutor da ECA/USP, na área de Dramaturgia Audiovisual, escreveu e dirigiu os longa-metragens exibidos comercialmente
E Tata Amaral é uma das mais talentosas e premiadas realizadoras da cinematografia brasileira recente. Com seus longas metragens, conquistou quase 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A cineasta também se destaca pela experimentação e pela originalidade de seus trabalhos.
O programa pode ser acompanhado pelos canais do PT no Youtube e no Facebook.