O projeto Reconexão Periferias acaba de lançar o Boletim Mapeamento dos Movimentos Sociais das Periferias, publicação mensal que traz informações sobre o mapeamento produzido pelo projeto, além de textos temáticos, espaço aberto para os coletivos, agenda nacional de eventos e oportunidades para captação de recursos.

-> Clique aqui para acessar a primeira edição.

A primeira edição apresenta como temáticas principais o carnaval e a cultura. O Boletim é elaborado em colaboração com os movimentos, então basta enviar suas contribuições.

O projeto

O Reconexão Periferias nasceu de uma deliberação do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que, em sua oficina de planejamento, realizada em julho de 2017, decidiu que o PT deveria estreitar relações com os movimentos sociais, ampliar e fortalecer a sua relação com a sociedade, através do debate das pautas das periferias.

A Fundação Perseu Abramo (FPA) foi designada para esta ação e, para isso, formou um Grupo de Trabalho (GT) com pessoas que atuam em espaços variados, como o PT e o movimento social. Este GT produz o Mapeamento dos Movimentos Sociais das Periferias, iniciativa que orienta as demais ações do Reconexão Periferias.

O projeto já rendeu diversos frutos, como seminários, estudos, série de entrevistas e um slam nacional — este último em parceria com o projeto Brasil que o Povo Quer, também da FPA, e com coletivos culturais.

`