De acordo com o relatório Desenvolvimento Humano para além das médias: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal por cor, sexo e situação de domicílio, em 2010 o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) brasileiro para a área urbana era 0,750 (Alto Desenvolvimento Humano). para a área rural, era 0,586 (Médio Desenvolvimento Humano). O documento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela Fundação João Pinheiro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Essa diferença ocorre porque o Estado de bem-estar social brasileiro foi baseado em um modelo de seguro social relacionado ao trabalho assalariado urbano que excluiu os trabalhadores rurais.

Desagregando os componentes do índice, o IDHM Educação atingia 0,676 nas áreas urbanas e 0,441 nas rurais para igual período. O IDHM Renda, os índices eram, respectivamente, 0,756 e 0,589 e, o IDHM de Longevidade, 0,826 e 0,775. Ou seja, todos esses índices mostraram uma grande desigualdade da população residente segundo situação do domicílio.

Apenas a partir do conceito de seguridade social proveniente da Constituição Federal de 1988 os trabalhadores rurais tiveram acesso a previdência social e a outros direitos até antes não considerados.

 

, em 2010 o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) brasileiro para a área urbana era 0,750 (Alto Desenvolvimento Humano). para a área rural, era 0,586 (Médio Desenvolvimento Humano). O documento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela Fundação João Pinheiro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Essa diferença ocorre porque o Estado de bem-estar social brasileiro foi baseado em um modelo de seguro social relacionado ao trabalho assalariado urbano que excluiu os trabalhadores rurais.

Desagregando os componentes do índice, o IDHM Educação atingia 0,676 nas áreas urbanas e 0,441 nas rurais para igual período. O IDHM Renda, os índices eram, respectivamente, 0,756 e 0,589 e, o IDHM de Longevidade, 0,826 e 0,775. Ou seja, todos esses índices mostraram uma grande desigualdade da população residente segundo situação do domicílio.

Apenas a partir do conceito de seguridade social proveniente da Constituição Federal de 1988 os trabalhadores rurais tiveram acesso a previdência social e a outros direitos até antes não considerados.

 

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