A tevêFPA transmitirá o ato político em solidariedade ao blogueiro Eduardo Guimarães, pela liberdade de imprensa e contra os abusos da Polícia Federal e do Poder Judiciário. A atividade acontece hoje, dia 21 de março, às 19h, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Rua Genebra, 25, São Paulo – SP – confira abaixo como chegar) e pode ser acompanhada ao vivo pela página da Fundação Perseu Abramo no Facebook ou pelo portal da instituição.

Entenda o caso

Na manhã de hoje, o blogueiro Eduardo Guimarães foi levado pela Polícia Federal (PF) de sua residência, no bairro Paraíso, na zona sul de São Paulo, para a superintendência da PF, no bairro da Lapa, também na capital paulista.

“Eu e meus advogados não entendemos a razão da condução coercitiva. Não existe uma razão lógica para me trazer obrigado até aqui”, disse o blogueiro, ao ser liberado, por volta das 12h.

Segundo ele, o motivo da condução seria uma matéria de 2016 que divulgava que o ex-presidente Lula seria também conduzido coercitivamente. “Recebi de uma fonte essas informações. Queriam saber se tenho alguma ligação com essa fonte. Declarei que não conheço e divulguei porque é meu trabalho, como jornalista, divulgar as informações”.

Para Eduardo Guimarães, a condução coercitiva foi arbitrária. Seu advogado, Fernando Hideo, declarou que não houve intimação prévia. “Se houvesse a intimação e ele não tivesse comparecido, eventualmente poderia haver a condução”, explicou. “A segunda arbitrariedade é a violação do sigilo de fonte. A fonte dele tem que ser preservada, isso está na Constituição Federal. É uma perseguição nitidamente política. Foi uma arbitrariedade”, afirmou.

Assista ao vídeo produzido pelos Jornalistas Livres na saída da superintendência da PF.

Veja como chegar ao ato:

Salvar

`