Evento acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 10h, no auditório da FPA; e conta com transmissão ao vivo pela tevêFPA

As Fundações Perseu Abramo (FPA) e Friedrich Ebert (FES) realizam o debate Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Rural Sustentável, segunda sessão do Ciclo de Debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, no dia 22 de fevereiro, a partir das 10h. O evento acontece no auditório da Fundação Perseu Abramo e conta com transmissão ao vivo pela tevêFPA.

Participam deste debate Carlos Guedes, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Gleyse Peiter, secretária executiva do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) Nacional; Juliana Speranza, pesquisadora do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Luiz Antônio Carvalho, assessor especial do MMA; e Nilto Tatto, deputado federal (PT-SP).

O ciclo

A persistência das crises econômica e ambiental tem exigido que os diversos povos repensem os padrões de produção e consumo, estimulando uma retomada – em novas bases – do debate sobre o desenvolvimento das nações. O reconhecimento dos efeitos das mudanças climáticas tem pressionado os países a assumirem novos compromissos internacionais e a criarem as condições para o desenvolvimento sustentável, abarcando ao mesmo tempo as dimensões econômica, social e ambiental.

Pensando em contribuir com a pauta que este contexto impõe, FPA e FES decidiram promover o ciclo de debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, que enfrenta o desafio de pensar a transformação do meio rural brasileiro em um espaço de qualidade de vida e de produção sustentável, integrado e parte ativa da construção de uma nação mais justa e mais democrática.

As sessões ocorrem na sede da Fundação Perseu Abramo com um público fixo presencial, formado por representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais, acadêmicos e outros convidados. Todos os debates terão transmissão ao vivo pela tevêFPA.

PROGRAMA

10:00 – 10:15: abertura
10:15 – 11:30: exposição
– Carlos Guedes, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA 
– Gleyse Peiter, Rede COEP
– Juliana Speranza, pesquisadora do CERESAN-UFRRJ
– Luiz Antônio Carvalho, assessor especial do MMA
– Nilto Tatto, deputado federal PT-SP
11:30 – 13:00: debate com o público presente e internautas

SERVIÇO

Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Rural Sustentável
22 de fevereiro, a partir das 10h
Auditório da Fundação Perseu Abramo, Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – São Paulo
Transmissão ao vivo pela tevêFPA

SAIBA MAIS

– Ananias: desafios e o futuro do Brasil rural em debate
 FPA e FES lançam ciclo de debates discutindo sistemas agroalimentares

`