Ciclo da FPA e FES contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias

Foi realizado na manhã do dia 23 de novembro, no auditório da Fundação Perseu Abramo (FPA), mais um debate do ciclo Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, promovido pela FPA e Fundação Friedrich Ebert (FES), nesta edição com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

Patrus foi também ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cargo que foi responsável pela implementação de inúmeros programas, dentre eles o Bolsa Família, Ananias fez uma exposição sobre a agenda democrática para o Brasil Rural. A exemplo da primeira edição, representantes dos movimentos sociais e de entidades de trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes e participaram expondo ideias e propostas.

O presidente da FPA, Marcio Pochmann, na abertura desta edição, disse que “poucos países do mundo têm as mesmas condições do Brasil, mas só nós temos esta forte concentração territorial”. Lembrou que o Brasil não fez as reformas primordiais para se desenvolver, como é o caso da reforma agrária.

Para Thomaz Manz, diretor da FES, o tema é “importante não só para o Brasil mas para o mundo todo”. Manz também relatou sua visão sobre a realização da COP-21 (Conferência sobre Mudança Climática) e sobre repensar os padrões de crescimento. “Esse vai ser um dos temas mais importantes na próxima década”, anunciou. Segundo Thomaz, “por isso é também importante discutir o Brasil rural e os novos padrões de desenvolvimento, a agricultura numa economia sustentável. Precisamos debater o papel do agronegócio mas também da agricultura familiar”.

Patrus Ananias apresentou duas prioridades estratégicas de seu Ministério: buscar o assentamento das quase 130 mil famílias acampadas no Brasil e promover o desenvolvimento da agricultura familiar, “estimulando o cooperativismo e superando o individualismo”. O ministro também defendeu a produção de alimentos livres de agrotóxicos como meta do governo.

Em sua apresentação o ministro ofereceu números do tamanho do rural do Brasil e debateu as concepções de sociedade em disputa. “A ideia é quebrar a dicotomia entre cidade e campo. Se o campo não planta, a cidade não janta”, anunciou, citando lema dos trabalhadores rurais. Veja aqui a íntegra de sua apresentação.

Assista a integra do debate

 

O ciclo
A persistência das crises econômica e ambiental tem exigido que os diversos povos repensem os padrões de produção e consumo, estimulando uma retomada – em novas bases – do debate sobre o desenvolvimento das nações. O reconhecimento dos efeitos das mudanças climáticas tem pressionado os países a assumirem novos compromissos internacionais e a criarem as condições para o desenvolvimento sustentável, abarcando ao mesmo tempo as dimensões econômica, social e ambiental.

Pensando em contribuir com a pauta que este contexto impõe, FPA e FES decidiram promover o ciclo de debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, que enfrenta o desafio de pensar a transformação do meio rural brasileiro em um espaço de qualidade de vida e de produção sustentável, integrado e parte ativa da construção de uma nação mais justa e mais democrática.

As sessões ocorrem na sede da Fundação Perseu Abramo com um público fixo presencial, formado por representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais, acadêmicos e outros convidados. Todos os debates terão transmissão ao vivo pela tevêFPA.

 

Saiba mais
 – FPA e FES lançam ciclo de debates discutindo sistemas agroalimentares

 – FPA e FES lançam ciclo de debates sobre o campo

 Fotos: Marcio de Marco

 

`