Sétima edição ocorre na Colômbia; Fundação passará a membro do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais

A Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais é um evento trianual organizado em um país escolhido da América Latina ou do Caribe pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), juntamente com instituições e entidades locais. A sétima edição terá como sede a cidade de Medellín, Colômbia, e acontece de 9 a 13 de novembro de 2015.

A Fundação Perseu Abramo (FPA) participará da programação por meio de debates em conferências e painéis e com o lançamento, no dia 11 de novembro, do livro Direita, Volver! (baixe aqui a versão online), organizado por Sebastião Velasco e Cruz, André Kaysel e Gustavo Codas. A publicação busca contribuir com o importante debate sobre o tema, através de um conjunto de análises de pesquisadoras e pesquisadores de distintas universidades sobre as múltiplas faces da direita no Brasil, na região latino-americana e nos países centrais.

Nesta oportunidade, a FPA passará a ser membro do Clacso. Para a FPA, integrar o Conselho de Ciências Sociais, a maior rede acadêmica de instituições de ensino e pesquisa em Ciências Sociais da América Latina, irá ampliar o intercâmbio com a região e a troca de materiais de pesquisa, ensino e publicações.

Agenda
A abertura da programação contará com conferência inaugural proferida por Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 10. Estão previstas também a presença de José Mujica e outras lideranças regionais.

Sobre a participação da FPA no evento, o presidente Marcio Pochmann irá proferir a conferência “O capitalismo e as promessas não cumpridas no começo do Século 21”, no dia 11 de novembro. No dia 12, Iole Ilíada, vice-presidenta da FPA, participa como comentarista na conferência “Crises econômicas e o modelo nórdico: para onde vai o Estado de bem-estar?”.

Iole também representará a FPA durante a realização da 25ª Assembleia Geral da Clacso, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro. Gustavo Codas, coordenador da Área de Produção do Conhecimento da FPA, participa, no dia 12, do painel sobre pobreza e neoliberalismo na América Latina.

Edições passadas
As conferências anteriores foram realizadas em Recife, Brasil (1999); Guadalajara, México (2001); Havana, Cuba (2003); Rio de Janeiro, Brasil (2006); Cochabamba, Bolívia (2009) e na Cidade do México, México (2012). 

Saiba mais

 – Livro alerta sobre os perigos para a democracia na AL

`