Organizado por Sebastião Velasco e Cruz, André Kaysel e Gustavo Codas, ‘Direita, Volver!’ é lançado em Medellín, na Colômbia

Foi lançado na quarta-feira, dia 11 de novembro, durante a realização da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (Clacso), em Medellín, na Colômbia (saiba mais abaixo), o livro da Editora Fundação Perseu Abramo Direita, Volver! (baixe aqui a versão online)

Não só no Brasil, mas também nos países vizinhos, uma onda direitista, conservadora e perigosa se avoluma e toma corpo. Muitos analistas constatam o crescimento da direita e seus preceitos sociais e políticos. Como alerta a obra, chegamos ao momento de tentar compreender efetivamente “os sentidos e as próprias características dessa direita política e social – ou deveríamos dizer “dessas direitas”, no plural? – que vem mostrando, sem constrangimentos, sua cara e suas ideias conservadoras, discriminatórias e autoritárias”.

O livro é organizado por Sebastião Velasco e Cruz, André Kaysel e Gustavo Codas. A publicação conta com a contribuição e análise de 18 autores, entre eles Camila Rocha, Reginaldo C. Moraes e Venício A. de Lima. Ela busca contribuir com o debate atual e alertar dos perigos para a democracia e para os avanços socias recentes em toda a região latino-americana. 

Com a leitura dos artigos é possível ter acesso às múltiplas faces da direita no Brasil, na região latino-americana e nos países centrais. Para diretoria da Fundação Perseu Abramo, “os artigos assim reunidos nos permitem visualizar um quadro bastante completo da questão, ao apreender e desvelar sua essência, suas velhas e novas roupagens, suas várias formas de atuação, suas diferenças e convergências internas, bem como suas articulações nacionais e internacionais”.

Saiba mais

– FPA participa da conferência do Clacso 

 – Livro Direita, Volver! (baixe aqui a versão online)

`