Boletim de Análise Político-Institucional apresenta avanços em termos de renda, queda do desemprego e queda da informalidade

Ano 3 – nº 205 – 17 de agosto de 2015

Ipea: boletim aborda trabalho, renda e juventude

Boletim de Análise Político-Institucional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) discute índices de trabalho e renda no Brasil recente, de 2004 a 2014, e mostra diversos avanços em termos de renda, queda do desemprego, queda da informalidade, entre outros aspectos que permitiam falar-se de uma estruturação do mercado de trabalho brasileiro, conhecidamente desestruturado.

No entanto, como os dados apresentados não chegam ao ano de 2015, o mesmo não trata do aumento do desemprego nos últimos meses, captados por diversos índices no país e tema já tratado nos FPA Informa – Boletins de Conjuntura.

Um aspecto em especial do mercado de trabalho pode sofrer uma inflexão, segundo analistas: a tabela abaixo mostra como caiu a participação de crianças e adolescentes no mercado de trabalho de 2004 a 2014, especialmente pela possibilidade de se dedicar a outras atividades como o estudo, tendo a condição familiar melhorado. No entanto, com o agravamento do desemprego no ano de 2015, tais jovens que se retiraram do mercado de trabalho podem ser forçados a retornar, agravando o problema do desemprego no país nos próximos meses.

Taxa de participação por faixa etária no Brasil (2004 – 2014) (em %)

Fonte: Ipea, 2015

Para ler mais:

FPA Informa 296 – Desemprego volta a subir em junho e se aproxima de 7%, segundo IBGE
leia mais

Trabalho e renda
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
 

`