Cortes afetam investimentos e verba para custeio também em municípios e estados, devido à descentralização do SUS
Ano 3 – nº 201 – 07 de agosto de 2015
Ajuste fiscal e saúde: emprego e planos de saúde
No ano de 2015, os cortes orçamentários anunciados para a realização do ajuste fiscal afetaram diversas áreas da política social, inclusive a saúde. Tais cortes afetam investimentos e verba para custeio também em municípios e estados, devido à descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS).
No entanto, há outra questão a se considerar: segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dos cerca de 26% de brasileiros com planos de saúde, cerca de 67% são cobertos por planos do tipo empresarial (33,1 milhões de 49,6 milhões em 2013), como mostra o gráfico abaixo. Com o aumento do desemprego (que já vem ocorrendo), muitos podem perder acesso a esse plano privado e buscar assistência integralmente no SUS:
Beneficiários de planos privados de assistência médica por tipo de contratação do plano (Brasil – 2004 – 2013)
Fonte: Caderno de Informação da Saúde Suplementar, ANS (Junho 2014)
Toma-se com preocupação portanto os cortes na saúde, conjugados ao aumento do desemprego, que podem sobrecarregar ainda mais o Sistema Único de Saúde.
Para ler mais:
Caderno de Informação da Saúde Suplementar 2014 leia mais
FPA Informa 296 – Desemprego volta a subir em junho e se aproxima de 7%, segundo IBGE leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.