Segundo o diretor da OIT, o Brasil é líder na erradicação do trabalho infantil, com aumento da escolaridade entre crianças e jovens
Ano 3 – nº 187 – 06 de julho de 2015
Brasil se destaca na redução do trabalho infantil
Segundo o diretor da Organização Internacional do Trabalho para a América Latina e Caribe, José Manuel Salazar-Xirinachs, o Brasil é líder na erradicação do trabalho infantil, com aumento da escolaridade entre crianças e jovens: segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre 2001 e 2013, a redução do número de casos de trabalho infantil no Brasil foi de 58,1%, enquanto a média mundial de redução foi de 36% no mesmo período. A questão foi discutida em reunião finalizada na última sexta-feira (3), em Brasília, com 25 delegações representando países da América Latina e Caribe.
Um ponto importante nessa redução, segundo diversos estudos, é o Programa Bolsa Família, que diminui a taxa de abandono escolar, além de estar associado a outros programas sociais e a uma situação de melhoria das oportunidades de trabalho para os pais. Assim, quebra-se o ciclo do trabalho infantil.
Os desafios quanto ao trabalho infantil no Brasil e na América Latina e no Caribe mostram algumas das vulnerabilidades a que estão sujeitas crianças e adolescentes da região, também com um recorte de classe, pois as crianças sujeitas ao trabalho infantil são, em geral, pertencentes às camadas mais pobres da sociedade. Em um contexto de discussão sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil, é preciso refletir sobre as oportunidades que têm as crianças e adolescentes do nosso país e da nossa região.
Para ler mais:
“Apesar dos avanços recentes, ainda temos 12,5 milhões de trabalhadores infantis na América Latina e no Caribe”, lembra Diretor Regional da OIT leia mais
Boletim de Política Social 81 – OIT: Reunião Regional aponta desafios na formalização e combate ao trabalho infantil leia mais
Boletim de Política Social 176 – OIT: Dia Mundial contra o Trabalho Infantil leia mais
Boletim de Política Social 179 – Redução da maioridade penal: perfil da juventude no Brasil leia mais
Brasil é líder na erradicação do trabalho infantil, afirma OIT leia mais
Brasil é o país que mais reduziu o trabalho infantil leia mais
Ministério do Trabalho resgata 1,6 mil crianças e jovens em maio leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.