Uma das mais importantes análises sobre a esquerda brasileira pós-golpe de 1964, livro de Jacob Gorender ganha nova edição. Lançamento foi em Brasília, no dia 21

Um balanço da esquerda brasileira durante a ditadura implantada no país em 1964, sob a ótica privilegiada de um militante de alto escalão do Partido Comunista do Brasil (PCB), com vasto poder de análise e autocrítica, e a pena de um grande escritor. Assim foi apresentado o livro Combate nas Trevas, de Jacob Gorender (1923-2013), lançado em Brasília, no dia 21, durante a II Bienal do Livro e da Leitura, pelas editoras Fundação Perseu Abramo e Expressão Popular.

EFPA e Expressão Popular lançam ’Combate nas Trevas’

A importância não apenas desse livro, lançado originalmente em 1987, mas de toda a obra de Jacob Gorender foi tema de um debate com o jornalista e ex-preso político Alípio Freire e do historiador Mário Maestri, ambos amigos de Gorender, sob mediação da diretora da FPA, Luciana Mandelli. Freire, que esteve preso por dois anos com Gorender no Presídio Tiradentes, em São Paulo, nos anos 1970, recordou: “ele organizou um curso de história política para os presos. Tinha uma bagagem intelectual, uma capacidade de análise, fantástica.”

“Era um homem de ação e de pensamento. A reflexão que ele fez sobre o Brasil em sua obra é difícil de mensurar. Ele tinha muita clareza sobre uma série de questões caras à esquerda”, completou Maestri, para quem Gorender foi o mais importante pensador marxista brasileiro. “Neste livro, a pergunta que se coloca é ‘por que a esquerda fracassou?’. Para Gorender, que não apoiava a luta armada, mas a compreendia, o momento de pegar em armas havia passado.”

Gorender
Historiador e jornalista, Jacob Gorender (1923-2013) foi um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro e um militante da esquerda por toda sua vida. Autodidata, é autor de diversos livros, além de Combate nas Trevas, O Escravismo Colonial, entre outros. Tornou-se professor visitante do Instituto de Estudos Avançado da Universidade de São Paulo e ministrou em 1997 um curso de pós-graduação sobre “História e Marxismo”, no Departamento de História da USP. Nos últimos anos, Gorender havia se dedicado ao estudo de temas da política e da economia internacional.

O especial
O lançamento de Combate nas Trevas faz parte da série de eventos do especial 50 Anos do Golpe de 1964 – que inclui a publicação da revista Perseu Especial e do livro Pau de Arara. No hotsite é possível acessar, na íntegra, a revista Perseu Especial: 1964-2014 – Cinquentenário do Golpe (veja abaixo), que, além de artigos, traz uma série de documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, produzidos pelos órgãos de vigilância da ditadura sobre as atividades do então nascente Partido dos Trabalhadores. Há também notícias, artigos e ainda imagens do período, pertencentes ao acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda, além de depoimentos em vídeo de homens e mulheres que lutaram contra a repressão.

– Morre o historiador Jacob Gorender, autor de O Escravismo Colonial

 – Combate nas Trevas, resenha Teoria e Debate (1987)

– Revista Perseu: 1964-2014 – Cinquentenário do Golpe

– FPA lança o livro Pau de Arara em São Paulo 

Fotos: Sérgio Silva