FPA homenageia centenário de Pedro Pomar com edição digital
“Pedro Pomar, Uma vida em vermelho”, de autoria de Waldimir Pomar, será lançado no próximo dia 23, data que marca o centenário do dirigente comunista.
No próximo dia 23 de setembro, a Fundação Perseu Abramo (FPA) lançará a versão digital do livro Pedro Pomar – Uma vida em vermelho, de autoria de Wladimir Pomar. Organizado pela Editora FPA, o livro estará disponível para download na biblioteca digital do portal. Trata-se de uma homenagem da FPA e da família ao centenário de Pedro Pomar, que nasceu em 23 de setembro, de 1913.
No livro, o autor retrata a vida de seu pai, dirigente comunista nascido em Óbidos, no Pará, eleito deputado federal por São Paulo em 1947, e assassinado numa emboscada dos órgãos de repressão do Exército em 1976, no episódio que ficou conhecido como a “chacina da Lapa”.
Faça o download do livro aqui.
A obra, que revela a convicção de um ser humano dedicado à perspectiva e à ação de transformar a sociedade e mudar as condições de vida das classes exploradas pela classe dominante, teve sua primeira edição em papel, em 2003, pela Xamã Editora. Mas, a busca para manter a memória iniciou-se bem antes.
“A primeira tentativa de não deixar a memória de sua vida cair no esquecimento ocorreu em 1980, com o lançamento da coletânea Pedro Pomar. Somente bem depois, em 2003, após uma extensa pesquisa iniciada anos antes, é que conseguimos lançar a primeira edição, impressa, de Pedro Pomar – Uma Vida em Vermelho. Uma década depois, por motivo do centésimo aniversário do nascimento de Pomar, o jornalista Osvaldo Bertolino, com o apoio da Fundação Maurício Grabois, lançou Pedro Pomar – Ideias e Batalhas. E a Fundação Perseu Abramo decidiu publicar esta edição digitalizada de Pedro Pomar – Uma Vida em Vermelho”, revela o autor na apresentação da versão digital.
Um caderno de fotografias foi inserido na publicação eletrônica da biografia, essencial para ajudar a passar a limpo a história do Brasil, nutrir nas antigas e novas gerações o sonho de construção de um mundo igualitário e dar sustentação ao desenvolvimento da democracia.
Serviço:
Homenagem ao centenário de Pedro Pomar
Lançamento: Pedro Pomar – Uma vida em vermelho (versão digital)
Data: 23/9
Horário: 19h
Local: Auditório da Fundação Perseu Abramo – Rua Francisco Cruz, 234